Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3792
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Refletindo sobre a formação inicial dos licenciandos em letras/língua portuguesa/libras da UFRB/CFP: perspectivas docentes e discentes |
Autor(es): | Soares, Rosana dos Santos |
Orientador(a): | Marins, Midian Jesus de Souza |
Membro(a) da banca: | Oliveira, Theresa Cristina Bastos Costa de |
Membro(a) da banca: | Ribeiro, Sátila Souza |
Referência: | SOARES, Rosana dos Santos. Refletindo sobre a formação inicial dos licenciandos em letras/língua portuguesa/libras da UFRB/CFP: perspectivas docentes e discentes, Amargosa-BA. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
Resumo: | Os estudos em torno da docência em Libras são ainda recentes no cenário nacional. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo principal fazer uma reflexão sobre os obstáculos e avanços que envolvem a formação deste profissional na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, campus Amargosa, tendo como base a perspectiva dos docentes e discentes, como principais sujeitos envolvidos neste processo. O corpus do trabalho foi constituído por dois docentes e quatro discentes, o mesmo desenvolveu-se por meio da pesquisa de campo de caráter exploratório descritivo, no qual foi feito a comparação da visão desses dois grupos de sujeitos. Os estudos tiveram como principais referenciais teóricos Gesser (2009), Gatti (2010), Albres (2012), Martins (2012) e Tardif (2012) além de políticas que nortearam essa formação. Por meio da análise e discussão dos dados percebeu-se que a quantidade de docentes ainda é insatisfatória, o que tem impossibilitado a oferta de uma matriz curricular que melhor atenda as necessidades do curso de Letras/Libras da UFRB/CFP o que tem gerado entraves no ensino e aprendizado da Libras e bem como dificultado o seu fazer pedagógico. Mesmo com essas dificuldades que cercam essa formação é notório nesse percurso, avanços significativos desde a instalação desta graduação, como entrada de docentes mesmo em número ainda reduzido, ampliação do acervo na área, além desta como primeira graduação presencial em Letras/Libras contribuir significativamente para as primeiras práticas na educação inclusiva dos surdos amargosenses e cidades circunvizinhas. |
Palavras-chave: | Professores - Formação Libras Educação de surdos |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 19-Abr-2017 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-10-08T21:39:21Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3792 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Refletindo_Sobre_Formacao_TCC_2017.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.