Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3775
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: A Prática pedagógica em classes multisseriadas: um estudo na Escola 20 de Junho, Comunidade do Tourinho, Laje – BA
metadata.dc.creator: Brito, Cristiane dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Verdério, Alex
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Janaine Zdebski da
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Terciana Vidal
Référence bibliographique: BRITO, Cristiane dos Santos. A prática pedagógica em classes multisseriadas: um estudo na Escola 20 de Junho, Comunidade do Tourinho, Laje – BA, Amargosa-BA. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso vinculado à Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias tem como propósito apresentar reflexões sobre as práticas pedagógicas em classes multisseriadas a partir da realidade da Escola 20 de Junho localizada na Comunidade do Tourinho município de Laje – BA. Para tanto, assume-se como objetivo geral da presente pesquisa a perspectiva de compreender a concretude da Educação do Campo e das Classes Multisseriadas a partir da realidade das práticas pedagógicas desenvolvidas na atuação dos(as) professores(as) na Escola 20 de Junho. Para uma melhor apreensão metodológica, esse objetivo geral foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: i) Conhecer e compreender os conceitos de Educação Rural e de Educação do Campo e suas decorrências nas especificidades das turmas multisseriadas; ii) Conhecer diferentes práticas pedagógicas em atendimento as demandas de escolas do campo, focando em turmas multisseriadas a partir da experiência da Escola 20 de Junho; iii) Refletir sobre as práticas pedagógicas realizadas nas turmas multisseriadas da Escola 20 de Junho na perspectivas do delineamento de indicadores que qualifiquem a atuação de professores(as) em conexão com a construção da escola do campo. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, tendo como procedimento metodológico a entrevista semi-estruturada, com a utilização de questionários e entrevista. Tendo em vista os pontos principais que alicerçaram o processo de pesquisa e de elaboração, buscamos aporte nas reflexões de Arroyo, Fernandes, Caldart et al, Hage, Santos e Moura, entre outros. Podemos assim destacar uma incursão na escola do campo e na sala de aula multisseriada, verificando que elas têm muito potencial em contribuir no desenvolvimento e na formação dos sujeitos do campo, em acordo com as especificidades de tais sujeitos, para os quais, as classes multisseriadas, apesar de algumas fragilidades que necessitam ser enfrentadas com firmeza, ainda podem ter e criar uma boa configuração na sustentação de processos de ensinoaprendizado para uma boa formação e inclusão, estando pautada em práticas pedagógicas que contribuam para isso.
Mots-clés: Educação do campo
Classe multisseriada
Prática pedagógica
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 16-oct-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-04T19:58:53Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3775
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Pratica_Pedagogica_Classes_TCC_2023.pdf1,29 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.