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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : A Monotongação na escrita de estudantes do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Jesus, Simone Porcino de
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Gredson dos
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Geisa Borges da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Fernanda Maria Almeida dos
Citación : JESUS, Simone Porcino de. A monotongação na escrita de estudantes do ensino fundamental. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho intitulado A monotongação na escrita dos estudantes do ensino fundamental apresenta os resultados de uma pesquisa de conclusão de curso que se baseia em pressupostos teóricos da Sociolinguística e tem por objetivo observar a frequência de ocorrência da monotongação na escrita de estudantes de Ensino Fundamental I e II, bem como analisar os fatores que favorecem a ocorrência desse fenômeno na escrita desses estudantes. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os trabalhos de Mollica (1998), Tasca (2002), Cagliari (2002, 2007), Camacho (2006), Santos (2006), Carvalho (2007), Bagno (2007, 2012), Coelho et al (2015), dentre outros. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas municipais do município de Amargosa-Ba, com uma turma de segundo e outra do sexto ano, somando um total de 42 sujeitos, os quais realizaram um teste direcionado. A análise das ocorrências mostrou que o ditongo [ow] apresenta maiores índices de ocorrências nas duas séries. Por fim, chegamos à conclusão de que, embora a monotongaçã o na escrita dos estudantes não tenha ocorrido com frequência excessivamente alta, há interferência da fala na escrita dos estudantes.
Palabras clave : Língua portuguesa
Ortografia - Monotongação
Sociolinguística
Ensino fundamental
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 26-sep-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-04T19:51:43Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3774
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