Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Simone Porcino de-
dc.date.accessioned2024-10-04T19:51:43Z-
dc.date.available2024-10-04T19:51:43Z-
dc.date.issued2017-09-26-
dc.identifier.citationJESUS, Simone Porcino de. A monotongação na escrita de estudantes do ensino fundamental. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3774-
dc.description.sponsorshipOutra agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectOrtografia - Monotongaçãopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA Monotongação na escrita de estudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO trabalho intitulado A monotongação na escrita dos estudantes do ensino fundamental apresenta os resultados de uma pesquisa de conclusão de curso que se baseia em pressupostos teóricos da Sociolinguística e tem por objetivo observar a frequência de ocorrência da monotongação na escrita de estudantes de Ensino Fundamental I e II, bem como analisar os fatores que favorecem a ocorrência desse fenômeno na escrita desses estudantes. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os trabalhos de Mollica (1998), Tasca (2002), Cagliari (2002, 2007), Camacho (2006), Santos (2006), Carvalho (2007), Bagno (2007, 2012), Coelho et al (2015), dentre outros. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas municipais do município de Amargosa-Ba, com uma turma de segundo e outra do sexto ano, somando um total de 42 sujeitos, os quais realizaram um teste direcionado. A análise das ocorrências mostrou que o ditongo [ow] apresenta maiores índices de ocorrências nas duas séries. Por fim, chegamos à conclusão de que, embora a monotongaçã o na escrita dos estudantes não tenha ocorrido com frequência excessivamente alta, há interferência da fala na escrita dos estudantes.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Gredson dos-
dc.contributor.referee1Costa, Geisa Borges da-
dc.contributor.referee2Santos, Fernanda Maria Almeida dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApt_BR
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