Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3769
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Estudo do ensino de literatura infantojuvenil em livro didático do 6º ano do EF
metadata.dc.creator: Lopes, Sara dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Mônica Gomes da
metadata.dc.contributor.referee1: Rosa, Débora Souza da
metadata.dc.contributor.referee2: Paradiso, Silvio Ruiz
Référence bibliographique: LOPES, Sara dos Santos. Estudo do ensino de literatura infantojuvenil em livro didático do 6º ano do EF 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a primeira unidade do livro didático Português Linguagens do 6º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais de Willian Roberto Cereja e Thereza Anália Cochar Magalhães (2015). Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizaramse, principalmente, os estudos dos seguintes autores: Cademartori (2010), Costa (2018), Lajolo e Zilberman (1988), Leonhardt e Mello (1993), Propp (2017), Santos (2011), Solé (1998) e Zilberman (2005). Para a análise proposta, foram consultados, também, os documentos oficiais acerca do ensino de língua e literatura: Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental - Anos Finais (1998), as Orientações Curriculares e Subsídios Didáticos para a Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (2013) e o Plano Nacional do Livro Didático 2017. O principal procedimento metodológico adotado foi o de revisão bibliográfica. Discute-se a contribuição dos contos de fadas e dos contos maravilhosos no percurso de desenvolvimento da literatura infantojuvenil brasileira e a relação desta com o ensino de leitura. Após a reflexão sobre as políticas curriculares, realiza-se a análise da primeira unidade do livro Português Linguagens e sua proposta para o ensino de literatura a partir do uso dos contos de fadas e dos contos maravilhosos.
Mots-clés: Livro didático - Português
Ensino fundamental - 6° ano
Literatura infantojuvenil
Leitura
Contos de fadas - Literatura
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 24-jui-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-03T19:30:16Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3769
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Estudo_Ensino_Literatura_TCC_2019.pdf2,21 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Estudo_Ensino_Literatura_TCC_2019_Resumo_Libras.mp46,85 MBMP4Voir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.