Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3769
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Sara dos Santos-
dc.date.accessioned2024-10-03T19:30:16Z-
dc.date.available2024-10-03T19:30:16Z-
dc.date.issued2019-07-24-
dc.identifier.citationLOPES, Sara dos Santos. Estudo do ensino de literatura infantojuvenil em livro didático do 6º ano do EF 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3769-
dc.description.sponsorshipOutra agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didático - Portuguêspt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - 6° anopt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectContos de fadas - Literaturapt_BR
dc.titleEstudo do ensino de literatura infantojuvenil em livro didático do 6º ano do EFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar a primeira unidade do livro didático Português Linguagens do 6º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais de Willian Roberto Cereja e Thereza Anália Cochar Magalhães (2015). Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizaramse, principalmente, os estudos dos seguintes autores: Cademartori (2010), Costa (2018), Lajolo e Zilberman (1988), Leonhardt e Mello (1993), Propp (2017), Santos (2011), Solé (1998) e Zilberman (2005). Para a análise proposta, foram consultados, também, os documentos oficiais acerca do ensino de língua e literatura: Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental - Anos Finais (1998), as Orientações Curriculares e Subsídios Didáticos para a Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (2013) e o Plano Nacional do Livro Didático 2017. O principal procedimento metodológico adotado foi o de revisão bibliográfica. Discute-se a contribuição dos contos de fadas e dos contos maravilhosos no percurso de desenvolvimento da literatura infantojuvenil brasileira e a relação desta com o ensino de leitura. Após a reflexão sobre as políticas curriculares, realiza-se a análise da primeira unidade do livro Português Linguagens e sua proposta para o ensino de literatura a partir do uso dos contos de fadas e dos contos maravilhosos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Mônica Gomes da-
dc.contributor.referee1Rosa, Débora Souza da-
dc.contributor.referee2Paradiso, Silvio Ruiz-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo_Ensino_Literatura_TCC_2019.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Estudo_Ensino_Literatura_TCC_2019_Resumo_Libras.mp46,85 MBMP4Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.