Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3768
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: A Escrita de sujeitos surdos no Município de Amargosa-BA: um olhar sobre aspectos de coesão textual
Autor(es): Prado, Ana Claudia de Souza
Orientador(a): Santos, Fernanda Maria Almeida dos
Membro(a) da banca: Santos, Emmanuelle Félix dos
Membro(a) da banca: Souza, Midian Jesus de
Referência: PRADO, Ana Claudia de Souza. A escrita de sujeitos surdos no município de Amargosa-BA: um olhar sobre aspectos de coesão textual. 2017.128 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
Resumo: O presente trabalho discute o processo de aprendizagem da escrita do português por sujeitos surdos, analisando aspectos de coesão textual na escrita de surdos no município de Amargosa-BA. Para tanto, foram analisados textos de três alunos surdos, dois da Educação Básica e um do Ensino superior. A pesquisa tem cunho bibliográfico com abordagem qualitativa e uma pesquisa de campo. Fundamentou-se, especialmente, nos postulados de Quadros e Karnopp (2004), Quadros (1997a, b), Santos (2009), Guarinello (2007), Sabanai (2008), Silva (2001) e Brochado (2003). Contou também com a inserção da pesquisadora no campo da pesquisa, para coleta dos textos e aplicação de questionário socioeconômico. Verificamos, por meio dos resultados, que os sujeitos da pesquisa têm algumas dificuldades no momento da apropriação da escrita da Língua Portuguesa, por se tratar de uma língua que se diferencia da estrutura da Libras. Com isso, os surdos tendem a omitir ou usar inadequadamente alguns elementos conectivos no momento de produção da sua escrita, no entanto, isso não impede que os textos sejam compreendidos. Verificou-se também que há interferências da Libras na produção escrita dos sujeitos da pesquisa. Essas interferências ocorrem porque no momento de produção do texto escrito, os surdos fazem uso de várias estratégias na tentativa de alcançar a língua alvo, ou seja, ora usam estrutura da Libras, ora usam estrutura da Língua Portuguesa. Desse modo, mesmo que ocorram algumas alterações na escrita desses sujeitos, deve ser levado em conta, que tal desenvolvimento depende de alguns fatores, tais como: o nível de escolaridade, as práticas de letramento nas quais os sujeitos estão inseridos e o período de aquisição da primeira língua (L1).
Palavras-chave: Libras
Surdos
Escrita - Português
Coesão textual
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 27-Set-2017
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-10-03T19:18:48Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3768
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escrita_ Sujeitos_Surdos_TCC_2017.pdf3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Escrita_Sujeitos_Surdos_TCC_ 2017_Resumo_Libras.mp412,5 MBMP4Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.