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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3768
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | A Escrita de sujeitos surdos no Município de Amargosa-BA: um olhar sobre aspectos de coesão textual |
metadata.dc.creator: | Prado, Ana Claudia de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Fernanda Maria Almeida dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Emmanuelle Félix dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Midian Jesus de |
Référence bibliographique: | PRADO, Ana Claudia de Souza. A escrita de sujeitos surdos no município de Amargosa-BA: um olhar sobre aspectos de coesão textual. 2017.128 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho discute o processo de aprendizagem da escrita do português por sujeitos surdos, analisando aspectos de coesão textual na escrita de surdos no município de Amargosa-BA. Para tanto, foram analisados textos de três alunos surdos, dois da Educação Básica e um do Ensino superior. A pesquisa tem cunho bibliográfico com abordagem qualitativa e uma pesquisa de campo. Fundamentou-se, especialmente, nos postulados de Quadros e Karnopp (2004), Quadros (1997a, b), Santos (2009), Guarinello (2007), Sabanai (2008), Silva (2001) e Brochado (2003). Contou também com a inserção da pesquisadora no campo da pesquisa, para coleta dos textos e aplicação de questionário socioeconômico. Verificamos, por meio dos resultados, que os sujeitos da pesquisa têm algumas dificuldades no momento da apropriação da escrita da Língua Portuguesa, por se tratar de uma língua que se diferencia da estrutura da Libras. Com isso, os surdos tendem a omitir ou usar inadequadamente alguns elementos conectivos no momento de produção da sua escrita, no entanto, isso não impede que os textos sejam compreendidos. Verificou-se também que há interferências da Libras na produção escrita dos sujeitos da pesquisa. Essas interferências ocorrem porque no momento de produção do texto escrito, os surdos fazem uso de várias estratégias na tentativa de alcançar a língua alvo, ou seja, ora usam estrutura da Libras, ora usam estrutura da Língua Portuguesa. Desse modo, mesmo que ocorram algumas alterações na escrita desses sujeitos, deve ser levado em conta, que tal desenvolvimento depende de alguns fatores, tais como: o nível de escolaridade, as práticas de letramento nas quais os sujeitos estão inseridos e o período de aquisição da primeira língua (L1). |
Mots-clés: | Libras Surdos Escrita - Português Coesão textual |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 27-sep-2017 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-03T19:18:48Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3768 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
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