Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrado, Ana Claudia de Souza-
dc.date.accessioned2024-10-03T19:18:48Z-
dc.date.available2024-10-03T19:18:48Z-
dc.date.issued2017-09-27-
dc.identifier.citationPRADO, Ana Claudia de Souza. A escrita de sujeitos surdos no município de Amargosa-BA: um olhar sobre aspectos de coesão textual. 2017.128 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3768-
dc.description.sponsorshipOutra agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEscrita - Portuguêspt_BR
dc.subjectCoesão textualpt_BR
dc.titleA Escrita de sujeitos surdos no Município de Amargosa-BA: um olhar sobre aspectos de coesão textualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discute o processo de aprendizagem da escrita do português por sujeitos surdos, analisando aspectos de coesão textual na escrita de surdos no município de Amargosa-BA. Para tanto, foram analisados textos de três alunos surdos, dois da Educação Básica e um do Ensino superior. A pesquisa tem cunho bibliográfico com abordagem qualitativa e uma pesquisa de campo. Fundamentou-se, especialmente, nos postulados de Quadros e Karnopp (2004), Quadros (1997a, b), Santos (2009), Guarinello (2007), Sabanai (2008), Silva (2001) e Brochado (2003). Contou também com a inserção da pesquisadora no campo da pesquisa, para coleta dos textos e aplicação de questionário socioeconômico. Verificamos, por meio dos resultados, que os sujeitos da pesquisa têm algumas dificuldades no momento da apropriação da escrita da Língua Portuguesa, por se tratar de uma língua que se diferencia da estrutura da Libras. Com isso, os surdos tendem a omitir ou usar inadequadamente alguns elementos conectivos no momento de produção da sua escrita, no entanto, isso não impede que os textos sejam compreendidos. Verificou-se também que há interferências da Libras na produção escrita dos sujeitos da pesquisa. Essas interferências ocorrem porque no momento de produção do texto escrito, os surdos fazem uso de várias estratégias na tentativa de alcançar a língua alvo, ou seja, ora usam estrutura da Libras, ora usam estrutura da Língua Portuguesa. Desse modo, mesmo que ocorram algumas alterações na escrita desses sujeitos, deve ser levado em conta, que tal desenvolvimento depende de alguns fatores, tais como: o nível de escolaridade, as práticas de letramento nas quais os sujeitos estão inseridos e o período de aquisição da primeira língua (L1).pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Fernanda Maria Almeida dos-
dc.contributor.referee1Santos, Emmanuelle Félix dos-
dc.contributor.referee2Souza, Midian Jesus de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
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