Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3759
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: A Relevância da leitura literária na formação de estudantes: uma análise com alunos do 3º ano do ensino médio
metadata.dc.creator: Santos, Patrícia Oliveira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Geisa Borges da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Mônica Gomes da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Érica Bastos da
Référence bibliographique: SANTOS, Patrícia Oliveira dos. A relevância da leitura literária na formação de estudantes: uma análise com alunos do 3º ano do ensino médio 2019 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa teve por objetivo refletir sobre a importância da leitura de obras literárias, dando ênfase ao trabalho realizado com jovens do Ensino Médio. Inicialmente, foi realizado um estudo bibliográfico sobre a importância da leitura e da literatura na vida dos indivíduos. Tomou-se como base teórica as discussões empreendidas por Martins (1982), Saveli (2007), Kleiman (2008) e Lerner (2008) que tratam sobre o processo de letramento literário no contexto escolar. Além disso, essas autoras discutem sobre algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos professores da Educação Básica e apresentam alternativas que podem colaborar para o aumento do número de estudantes leitores. Apresentamos algumas discussões de Freire (2008) sobre a importância do “ato de ler”, seguido dos argumentos de Perrone (2016) acerca do “conceito de literatura” e sobre o suposto “perigo” que alguns críticos acreditavam que ela estava correndo. Adiante, apresentamos algumas das diferenças abordadas pela autora sobre texto literário e não literário. Logo depois, abordamos como vem acontecendo o processo de escolarização da literatura, utilizando como base as teorias de Cosson (2006). A realização da pesquisa quanti-qualitativa se deu a propósito da verificação dos índices que mostram o pouco contato dos jovens com textos literários e, frente a esse cenário, buscamos entender quais os motivos para esse problema. Para tanto, fora aplicado um questionário com questões objetivas e subjetivas em uma das turmas de terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Varzedo (BA) no dia oito de junho de 2018. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que os estudantes, embora tenham consciência da importância da leitura literária para suas vidas e reconheçam o incentivo realizado pela escola, eles não possuem práticas habituais de leitura literária e quando a realizam é somente por obrigação e não por prazer.
Mots-clés: Educação - Ensino médio
Literatura
Leitura
Letramento literário
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 24-jui-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-01T21:54:19Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3759
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Relevancia_Leitura_Literaria_TCC_2019.pdf1,69 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.