Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Patrícia Oliveira dos-
dc.date.accessioned2024-10-01T21:54:19Z-
dc.date.available2024-10-01T21:54:19Z-
dc.date.issued2019-07-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Patrícia Oliveira dos. A relevância da leitura literária na formação de estudantes: uma análise com alunos do 3º ano do ensino médio 2019 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3759-
dc.description.sponsorshipOutra agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Ensino médiopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.titleA Relevância da leitura literária na formação de estudantes: uma análise com alunos do 3º ano do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve por objetivo refletir sobre a importância da leitura de obras literárias, dando ênfase ao trabalho realizado com jovens do Ensino Médio. Inicialmente, foi realizado um estudo bibliográfico sobre a importância da leitura e da literatura na vida dos indivíduos. Tomou-se como base teórica as discussões empreendidas por Martins (1982), Saveli (2007), Kleiman (2008) e Lerner (2008) que tratam sobre o processo de letramento literário no contexto escolar. Além disso, essas autoras discutem sobre algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos professores da Educação Básica e apresentam alternativas que podem colaborar para o aumento do número de estudantes leitores. Apresentamos algumas discussões de Freire (2008) sobre a importância do “ato de ler”, seguido dos argumentos de Perrone (2016) acerca do “conceito de literatura” e sobre o suposto “perigo” que alguns críticos acreditavam que ela estava correndo. Adiante, apresentamos algumas das diferenças abordadas pela autora sobre texto literário e não literário. Logo depois, abordamos como vem acontecendo o processo de escolarização da literatura, utilizando como base as teorias de Cosson (2006). A realização da pesquisa quanti-qualitativa se deu a propósito da verificação dos índices que mostram o pouco contato dos jovens com textos literários e, frente a esse cenário, buscamos entender quais os motivos para esse problema. Para tanto, fora aplicado um questionário com questões objetivas e subjetivas em uma das turmas de terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Varzedo (BA) no dia oito de junho de 2018. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que os estudantes, embora tenham consciência da importância da leitura literária para suas vidas e reconheçam o incentivo realizado pela escola, eles não possuem práticas habituais de leitura literária e quando a realizam é somente por obrigação e não por prazer.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Geisa Borges da-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Mônica Gomes da-
dc.contributor.referee1Silva, Érica Bastos da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relevancia_Leitura_Literaria_TCC_2019.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.