Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3759
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Patrícia Oliveira dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-01T21:54:19Z | - |
dc.date.available | 2024-10-01T21:54:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-24 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Patrícia Oliveira dos. A relevância da leitura literária na formação de estudantes: uma análise com alunos do 3º ano do ensino médio 2019 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3759 | - |
dc.description.sponsorship | Outra agência | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação - Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.title | A Relevância da leitura literária na formação de estudantes: uma análise com alunos do 3º ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa teve por objetivo refletir sobre a importância da leitura de obras literárias, dando ênfase ao trabalho realizado com jovens do Ensino Médio. Inicialmente, foi realizado um estudo bibliográfico sobre a importância da leitura e da literatura na vida dos indivíduos. Tomou-se como base teórica as discussões empreendidas por Martins (1982), Saveli (2007), Kleiman (2008) e Lerner (2008) que tratam sobre o processo de letramento literário no contexto escolar. Além disso, essas autoras discutem sobre algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos professores da Educação Básica e apresentam alternativas que podem colaborar para o aumento do número de estudantes leitores. Apresentamos algumas discussões de Freire (2008) sobre a importância do “ato de ler”, seguido dos argumentos de Perrone (2016) acerca do “conceito de literatura” e sobre o suposto “perigo” que alguns críticos acreditavam que ela estava correndo. Adiante, apresentamos algumas das diferenças abordadas pela autora sobre texto literário e não literário. Logo depois, abordamos como vem acontecendo o processo de escolarização da literatura, utilizando como base as teorias de Cosson (2006). A realização da pesquisa quanti-qualitativa se deu a propósito da verificação dos índices que mostram o pouco contato dos jovens com textos literários e, frente a esse cenário, buscamos entender quais os motivos para esse problema. Para tanto, fora aplicado um questionário com questões objetivas e subjetivas em uma das turmas de terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Varzedo (BA) no dia oito de junho de 2018. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que os estudantes, embora tenham consciência da importância da leitura literária para suas vidas e reconheçam o incentivo realizado pela escola, eles não possuem práticas habituais de leitura literária e quando a realizam é somente por obrigação e não por prazer. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Geisa Borges da | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Mônica Gomes da | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Érica Bastos da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relevancia_Leitura_Literaria_TCC_2019.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.