Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3754
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Vantagens e limitações dos livros didáticos online no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa
metadata.dc.creator: Nunes, Maurina dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Fernanda Maria Almeida dos
metadata.dc.contributor.referee1: Vecchia, Adriana Dalla
metadata.dc.contributor.referee2: Cristo, Adielson Ramos de
Citation: NUNES Maurina dos santos. Vantagens e limitações dos livros didáticos online no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o livro didático digital "Projeto Presente Língua portuguesa", do 1°ano do Ensino Fundamental (disponível no site da editora Moderna), observando as vantagens e limitações desse material no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo no que concerne aos eixos de uma análise voltada para o recurso de multiletramentos das atividades presente no livro, resumindo assim um estudo feito dentro da linguística aplicada . Os principais teóricos que fundamentam esse trabalho são Bronckart (2009), Behar (2009), Burgos (2008), Carttier (2002), Castells (1999), Cantini; Bortolozzo, Tono (2007), Filipouski (2006), Kellner, (2001), Kohn e Moraes (2007), Lévy (2003), Leopoldo e Silva (2013), Moura (2016), Marcuschi (2010), Moura e Rojo (2012), Moura, Nunes (2009), Paz (1982), Pinheiro (2007), Rubio (2012), Santaella (2003), Silva (2012), Soares (2003), Slacks (2007), Silveira e Ribeiro (2012), Santos e Silva (2009). Quanto à metodologia, os principais procedimentos foram uma análise do livro, com foco nos gêneros textuais música e poema. O trabalho aponta que, mesmo havendo uma relevância de diversos gêneros textuais que envolvem os multiletramentos e ensino, o livro eletrônico ainda carece de alguns recursos e estratégias que possibilitam a interação entre os alunos e facilitam o processo de aprendizado.
Keywords: Língua portuguesa - Ensino aprendizagem
Livro didático - Digital
Gênero textual
Ensino fundamental
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 22-Feb-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-01T19:46:37Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3754
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vantagens_Limitações_Livros_TCC_2019.pdf1,54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.