Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3754
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Vantagens e limitações dos livros didáticos online no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa |
metadata.dc.creator: | Nunes, Maurina dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Fernanda Maria Almeida dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vecchia, Adriana Dalla |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cristo, Adielson Ramos de |
Citation: | NUNES Maurina dos santos. Vantagens e limitações dos livros didáticos online no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar o livro didático digital "Projeto Presente Língua portuguesa", do 1°ano do Ensino Fundamental (disponível no site da editora Moderna), observando as vantagens e limitações desse material no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo no que concerne aos eixos de uma análise voltada para o recurso de multiletramentos das atividades presente no livro, resumindo assim um estudo feito dentro da linguística aplicada . Os principais teóricos que fundamentam esse trabalho são Bronckart (2009), Behar (2009), Burgos (2008), Carttier (2002), Castells (1999), Cantini; Bortolozzo, Tono (2007), Filipouski (2006), Kellner, (2001), Kohn e Moraes (2007), Lévy (2003), Leopoldo e Silva (2013), Moura (2016), Marcuschi (2010), Moura e Rojo (2012), Moura, Nunes (2009), Paz (1982), Pinheiro (2007), Rubio (2012), Santaella (2003), Silva (2012), Soares (2003), Slacks (2007), Silveira e Ribeiro (2012), Santos e Silva (2009). Quanto à metodologia, os principais procedimentos foram uma análise do livro, com foco nos gêneros textuais música e poema. O trabalho aponta que, mesmo havendo uma relevância de diversos gêneros textuais que envolvem os multiletramentos e ensino, o livro eletrônico ainda carece de alguns recursos e estratégias que possibilitam a interação entre os alunos e facilitam o processo de aprendizado. |
Keywords: | Língua portuguesa - Ensino aprendizagem Livro didático - Digital Gênero textual Ensino fundamental |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 22-Feb-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-01T19:46:37Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3754 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Vantagens_Limitações_Livros_TCC_2019.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.