Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3754
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nunes, Maurina dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-01T19:46:37Z | - |
dc.date.available | 2024-10-01T19:46:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
dc.identifier.citation | NUNES Maurina dos santos. Vantagens e limitações dos livros didáticos online no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3754 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Livro didático - Digital | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Vantagens e limitações dos livros didáticos online no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo analisar o livro didático digital "Projeto Presente Língua portuguesa", do 1°ano do Ensino Fundamental (disponível no site da editora Moderna), observando as vantagens e limitações desse material no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo no que concerne aos eixos de uma análise voltada para o recurso de multiletramentos das atividades presente no livro, resumindo assim um estudo feito dentro da linguística aplicada . Os principais teóricos que fundamentam esse trabalho são Bronckart (2009), Behar (2009), Burgos (2008), Carttier (2002), Castells (1999), Cantini; Bortolozzo, Tono (2007), Filipouski (2006), Kellner, (2001), Kohn e Moraes (2007), Lévy (2003), Leopoldo e Silva (2013), Moura (2016), Marcuschi (2010), Moura e Rojo (2012), Moura, Nunes (2009), Paz (1982), Pinheiro (2007), Rubio (2012), Santaella (2003), Silva (2012), Soares (2003), Slacks (2007), Silveira e Ribeiro (2012), Santos e Silva (2009). Quanto à metodologia, os principais procedimentos foram uma análise do livro, com foco nos gêneros textuais música e poema. O trabalho aponta que, mesmo havendo uma relevância de diversos gêneros textuais que envolvem os multiletramentos e ensino, o livro eletrônico ainda carece de alguns recursos e estratégias que possibilitam a interação entre os alunos e facilitam o processo de aprendizado. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Fernanda Maria Almeida dos | - |
dc.contributor.referee1 | Vecchia, Adriana Dalla | - |
dc.contributor.referee2 | Cristo, Adielson Ramos de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vantagens_Limitações_Livros_TCC_2019.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.