Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3751
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Gestos de leitura sobre a mulher em livros didáticos de língua portuguesa |
metadata.dc.creator: | Santos, Jessica Maiana Ribeiro dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Cristo, Adielson Ramos de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Fernanda Maria Almeida dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Leite, Marília Roberta da Silva |
Citación : | SANTOS, Jessica Maiana Ribeiro dos. Gestos de leitura sobre a mulher em livros didáticos de língua portuguesa, Amargosa-BA. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho busca refletir acerca dos efeitos de sentido sobre o feminino nos processos de leitura, propostos pelos Livros Didáticos de Língua Portuguesa, a partir da análise de textos verbais e não verbais, embasado nos estudos da Análise de Discurso, especialmente nos trabalhos de Eni Orlandi. O corpus deste trabalho constitui-se do Livro Didático de 6º Ano da coleção Jornadas.Port de 6º e 9º anos, da Editora Saraiva. Para isso, como proposta metodológica, foram realizados gestos de leitura e de interpretação, a fim de compreender como esse material didático promove os modos de se conceber a imagem do gênero feminino. Com tais características, os livros assumem discursos que moldam os sujeitos, constituindo sentidos sobre os modos de se viver as feminilidades tanto dentro, quanto fora do contexto escolar. Neste seguimento, instituição escolar é responsável pela educação dos sujeitos e potente na constituição dos mesmos, estabelecendo padrões de comportamento para meninos, para meninas ou entre meninos e meninas no âmbito educacional. Logo, educa-os para que incorporem e assumam algumas referências postas para os gêneros veiculadas na escola de forma cotidiana e atribuídas socialmente de maneira diferenciada. É considerando a potência do caráter educativo escolar, que posiciono as práticas pedagógicas como influenciadoras nas nomeações dos gêneros quando estes exibem certas características opostas às normas e simbologias impostas no espaço escolar. |
Palabras clave : | Língua portuguesa Leitura Livro didático Gênero - Feminino |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 4-ago-2016 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-01T18:21:29Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3751 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gestos_Leitura_Sobre_TCC_2016.pdf | 5,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.