Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3732
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Refletindo sobre o papel da literatura juvenil na formação do leitor
metadata.dc.creator: Santana, Anastácia Amorim
metadata.dc.contributor.advisor1: Cordeiro, Tarcísio Fernandes
Référence bibliographique: SANTANA, Anastácia Amorim. Refletindo sobre o papel da literatura juvenil na formação do leitor, Amargosa-BA. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Trabalhar com o texto literário em sala de aula, consiste numa forma de abordar várias nuances do conhecimento humano, pois, através da literatura é possível abordar qualquer tema. O texto ficcional exercita a atividade de leitura, que é uma das habilidades mais necessárias para formação do sujeito durante o processo da aprendizagem escolar e essencial para os desdobramentos de suas atividades sociais por toda a vida. Neste cenário, os diálogos entre a literatura e o público juvenil constituem um especial tema no processo de formação do indivíduo leitor. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre a importância da literatura juvenil no contexto de uma escola pública, refletindo sobre a importância desse gênero no processo de desenvolvimento do hábito e do gosto pela leitura. Para construção desta produção acadêmica, fora realizada uma pesquisa quanti-qualitativa, motivada pela seguinte questão: como a leitura de obras voltadas para o público juvenil pode contribuir para o processo de letramento literário em alunos do ensino fundamental II? Para tanto, foram aplicados 79 questionários em turmas do nono ano do Colégio Estadual Ruy Barbosa, em Mutuípe (BA). Do mesmo modo, coligiu-se as considerações da professora a respeito das práticas de ensino-aprendizagem do texto literário empreendidas nessas turmas. No campo conceitual, foram importantes as reflexões e os estudos de Lajolo & Zilberman (1996) acerca da história da leitura, as contribuições de Antônio Cândido (1989) sobre a importância da leitura e da literatura na formação do indivíduo, assim como as análises de Cruvinel (2009) e Gergorin Filho (2011) a respeito da literatura destinada ao público juvenil. Ao fim desta pesquisa foi possível tecer uma reflexão a cerca da literatura juvenil como importante contribuinte para o processo de formação do leitor adolescente.
Mots-clés: Leitura
Literatura
Literatura juvenil
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 2016
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-30T21:16:15Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3732
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Refletindo_Sobre_Papel_TCC_2016.pdf922,62 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.