Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Anastácia Amorim-
dc.date.accessioned2024-09-30T21:16:15Z-
dc.date.available2024-09-30T21:16:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTANA, Anastácia Amorim. Refletindo sobre o papel da literatura juvenil na formação do leitor, Amargosa-BA. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3732-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteratura juvenilpt_BR
dc.titleRefletindo sobre o papel da literatura juvenil na formação do leitorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoTrabalhar com o texto literário em sala de aula, consiste numa forma de abordar várias nuances do conhecimento humano, pois, através da literatura é possível abordar qualquer tema. O texto ficcional exercita a atividade de leitura, que é uma das habilidades mais necessárias para formação do sujeito durante o processo da aprendizagem escolar e essencial para os desdobramentos de suas atividades sociais por toda a vida. Neste cenário, os diálogos entre a literatura e o público juvenil constituem um especial tema no processo de formação do indivíduo leitor. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre a importância da literatura juvenil no contexto de uma escola pública, refletindo sobre a importância desse gênero no processo de desenvolvimento do hábito e do gosto pela leitura. Para construção desta produção acadêmica, fora realizada uma pesquisa quanti-qualitativa, motivada pela seguinte questão: como a leitura de obras voltadas para o público juvenil pode contribuir para o processo de letramento literário em alunos do ensino fundamental II? Para tanto, foram aplicados 79 questionários em turmas do nono ano do Colégio Estadual Ruy Barbosa, em Mutuípe (BA). Do mesmo modo, coligiu-se as considerações da professora a respeito das práticas de ensino-aprendizagem do texto literário empreendidas nessas turmas. No campo conceitual, foram importantes as reflexões e os estudos de Lajolo & Zilberman (1996) acerca da história da leitura, as contribuições de Antônio Cândido (1989) sobre a importância da leitura e da literatura na formação do indivíduo, assim como as análises de Cruvinel (2009) e Gergorin Filho (2011) a respeito da literatura destinada ao público juvenil. Ao fim desta pesquisa foi possível tecer uma reflexão a cerca da literatura juvenil como importante contribuinte para o processo de formação do leitor adolescente.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Cordeiro, Tarcísio Fernandes-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Refletindo_Sobre_Papel_TCC_2016.pdf922,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.