Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Governo de (in)certezas: a mudança governamental de 2016 e o impacto desta para as ações afirmativas educacionais
metadata.dc.creator: Barreto, Juliana Lirio
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Dyane Brito Reis
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, José Raimundo de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Jesus, Rodrigo Ednilson de
Citación : BARRETO, Juliana Lirio. Governo de (in)certezas: a mudança governamental de 2016 e o impacto desta para as ações afirmativas educacionais, Amargosa-BA. 2017. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa de conclusão de curso tem como objetivo traçar um panorama dos 16 anos (2002-2017) das Ações Afirmativas no Brasil em relação à raça na educação. Além disso, temo como objetivos específicos: Analisar o cenário das desigualdades raciais na sociedade brasileira; Compreender como os movimentos sociais negros agiram na implementação das políticas afirmativas. Utilizando como principais referências: MORRE (2010), (2012), GOMES (2016), SANTOS (2009), MEDEIROS (2004), MORESI (2003), entre outros. O interesse se dá pelo novo cenário político fruto de um golpe de um partido de direita, que se mostra burguês e branco. As ações desta nova conjuntura política nos deixa na incerteza sobre o futuro das Ações Afirmativas e nos causa uma inquietação quanto a sua permanência. O que nos remete a necessidade de conhecer as ações afirmativas implantadas e compreender os impactos que estas sofrem nesse novo cenário político. Desta forma analisaremos como se desenvolveu as políticas afirmativas dos últimos 13 anos (2002-2015) e os impactos que estão sofrendo durantes estes dois anos (2016-2017) de Governo de Michel Temer.
Palabras clave : Ações Afirmativas
Educação
Mudança governamental
Relações étnico-raciais
Educação - Aspectos políticos
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 21-sep-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-29T14:03:09Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3722
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