Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3694
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Teatro na comunidade: a importância da arte dramática como estratégia pedagógica nos espaços de educação não formal
Autor(es): Aragão, Cleidiele dos Santos
Orientador(a): Macedo, Alice Costa
Membro(a) da banca: Gomes, Alessandra
Membro(a) da banca: Machado, Veridiana Silva
Referência: ARAGÃO, Cleidiele dos Santos. Teatro na comunidade: a importância da arte dramática como estratégia pedagógica nos espaços de educação não formal, Amargosa-BA. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo a elaboração de uma reflexão sobre a importância da Arte dramática na Educação a partir de estratégias pedagógicas, por meio de oficinas de teatro realizadas na comunidade da URBIS II, bairro da cidade de Amargosa-BA. A presente pesquisa originou-se de um projeto de pesquisa com financiamento do PIBIC/CNPq. As atividades foram desenvolvidas com 11 participantes entre 07 e 15 anos. Foram feitas observações participantes com as crianças e adolescentes ao longo de cada encontro, de forma processual, com o objetivo de avaliar se o projeto está atingindo as suas propostas. Nas oficinas foram trabalhadas diversas técnicas do teatro; com aprimoramento artístico, ensaios, oficinas de produção de materiais e pesquisas. Neste sentido é significante refletir sobre a importância da arte na educação, visando à formação e (re)construção da identidade, permeando o desenvolvimento artístico, cultural, social e humano da infância. Com isso, esta pesquisa pretendeu contribuir para o desenvolvimento de outras habilidades entre as crianças neste espaço de Educação Não Formal: autonomia, socialização, desinibição, conversação, imaginação, criatividade, expressão e habilidades cognitivas. Ao longo das oficinas, observou-se que as crianças e adolescentes da comunidade despertam o gosto pela arte dramática, partindo da sua realidade de mundo e trabalhando a amplitude que o mundo nos permite.
Palavras-chave: Teatro e educação
Educação não formal
Arte dramática
Práticas de ensino
Resumo em inglês: Making use of pedagogical strategies, this Bachelor Final Project aims to elaborate a reflection on the importance of Dramatic Art in Education, through theater workshops performed in the community of URBIS II, a neighborhood of the city of AmargosaBA. The present research was originated from a research project with PIBIC / CNPq funding. The activities were developed with 11 subjects between 07 and 15 years old. Participant observations were made with children and adolescents throughout each meeting, in a procedural way, in order to evaluate the project capability of reaching its goals. Several theatrical techniques were worked on the workshops; with artistic improvement, rehearsals, production workshops of themes and researches. In this sense it is important to reflect on the importance of art in education, aiming at the formation and (re) construction of identity, permeating the artistic, cultural, social and human development in the childhood. Thus, this research aimed to contribute to the development of other abilities among children in this Non Formal Education space: autonomy, socialization, disinhibition, conversation, imagination, creativity, expression and cognitive abilities. Throughout the workshops, it was observed that the children and adolescents of the community awakened the taste for dramatic art, starting from their own reality and working the breadth that the world allows us.
Palavras-chave em inglês: Theater in education
Non-formal education;
Dramatic art
Teaching practices
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-27T12:28:56Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3694
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teatro_Comunidade_Importancia_TCC_2019.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.