Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3693
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Tecendo o fio da história: estudo sobre as contribuições do PIBID na formação inicial de bolsistas vinculados ao curso de pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.creator: Jesus, Rosangela Alves de
metadata.dc.contributor.advisor1: Feitosa, Débora Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Cordeiro, karina de Oliveira Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Terciana Vidal
Référence bibliographique: JESUS, Rosangela Alves de. Tecendo o fio da história: estudo sobre as contribuições do PIBID na formação inicial de bolsistas vinculados ao curso de pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa-BA. 2018. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Pesquisas têm apontado problemas que permeiam o campo da formação de professores. Com isso, cresce a necessidade de investir em políticas e programas, para atender as carências constatadas. Diante deste cenário, surgiu a preocupação por parte do governo e entidades acadêmicas a criação de iniciativas para a melhoria na qualidade da formação docente, deste modo, políticas e programas de incentivo na formação inicial são formuladas, como é o caso do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Neste contexto e pensando nas implicações desta pesquisa, é que se objetivou analisar as contribuições do PIBID para a formação de licenciandos de Pedagogia, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Formação de Professores, mais especificamente os bolsistas do Subprojeto: Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil. Deste modo, problematizou-se a seguinte questão: O Pibid contribui, com a formação inicial dos licenciandos de Pedagogia, especialmente os bolsistas do subprojeto: Educação Infantil? Para responder ao questionamento foi desenvolvido um estudo caso do subprojeto citado. O estudo desenvolveuse a partir de uma abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986, ANDRÈ, 2001, CHIZZOTTI, 2003; GALEFFI, 2009), com emprego de uma perspectiva autobiográfica (SOUZA, 2010; PASSEGGI et al, 2008; ABRAHÃO, 2007), utilizando como instrumento de recolha de dados, memoriais produzidos por cinco (5) bolsistas no âmbito do subprojeto. Desta forma, nos memoriais analisados foi possível constatar que o Pibid teve influências positivas, as quais coadunaram com a formação acadêmica de cada bolsista colaboradora. As contribuições se deram nos seguintes aspectos: possibilitou uma iniciação antecipada no contexto da sala de aula, permitindo assim, o conhecimento sobre os aspectos mais específicos da prática docente, além disso, promoveu articulação entre Escola e Universidade, desta forma, possibilitando uma formação com ênfase na intrínseca relação entre a teoria e a prática, além dessa constatação, foi possível observar também a iniciação à docência como um desafio e um dos desafios, se deve ao amplo número de atribuições no campo da docência.
Mots-clés: Formação de professores
Licenciatura em Pedagogia
Iniciação à docência
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 26-mar-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-27T12:23:46Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3693
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Tecendo_Fio_Historia_TCC_2018.pdf926,84 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.