Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3686
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: O Ingresso dos estudantes da educação de jovens e adultos no Centro de Formação de Professores: sentidos, desafios e perspectivas
metadata.dc.creator: Barbosa, Andréia Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Andreia Barbosa dos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Erica Bastos da
Référence bibliographique: BARBOSA, Andréia Santos. O ingresso dos estudantes da educação de jovens e adultos no Centro de Formação de Professores: sentidos, desafios e perspectivas, Amargosa-BA. 2018. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O Ingresso de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Universidade deve ser entendido como um grande avanço. Apesar da EJA ter se constituído no intuito de preencher uma lacuna deixada pela educação, não podemos esquecer de destacá-la como uma conquista. Por isso, conhecer pessoas que ingressaram na Universidade oriundas da EJA é muito relevante, porque permite uma valorização da Educação de Jovens e Adultos, além de uma reflexão de como está sendo a inserção desses estudantes na Educação Superior. Nesse sentido, a presente pesquisa objetivou compreender os sentidos, desafios e perspectivas dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos dos municípios inseridos no Recôncavo da Bahia que conseguem ingressar no Centro de Formação de Professores a pesquisa foi realizada com quatro estudantes oriundos da EJA sendo duas mulheres e dois homens três do curso de pedagogia e um de matemática. Para isso foram priorizadas algumas referências, constituindo a base teórica desta pesquisa, dentre elas estão: Haddad e Di Pierro (2000), Freire (2005; 2011), Oliveira e Sales (2012), Santos (2014), Paiva (1973), Gadotti (2008), Souza (2016), Silva (2010, 2016), Ferreira e Garcia (2014), dentre outras que contribuíra para melhor compreender o problema investigado. O estudo tende a se assemelhar ao que propõe o paradigma emergente, de abordagem qualitativa, do tipo de pesquisa de campo, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semiestruturada com os estudantes da EJA que ingressaram na universidade. Esse instrumento se configura como relevante para essa pesquisa porque permite que os sujeitos falem sobre sua trajetória, permitindo assim um melhor resultado para responder as questões que norteiam o trabalho. Assim, podemos perceber que esses sujeitos têm muitas coisas em comum, não só o fato de serem oriundos da EJA, mas tem as marcas profundas de direitos negados, porém a esperança de dias melhores. Deste modo, entendemos que a educação e em especial a modalidade da Educação de Jovens e Adultos precisa de muitas ações para possibilitar uma educação emancipatória ao alcance de todos. Assim, espera-se que essa pesquisa contribua de forma significativa para melhor compreender a conjuntura educacional da EJA e chamar a atenção em relação ao que ainda precisa ser melhorado. Como achados da pesquisa concluímos que para esses sujeitos a educação é o caminho para uma vida melhor, mas enfrentarão vários desafios como dificuldade de permanência e de adaptação, porém ainda assim eles tem expectativa de ter uma vida de qualidade com um trabalho bom e futuramente expandir seus estudos.
Mots-clés: Educação de jovens e adultos - EJA
Educação - Ensino superior
Universidade - História
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 4-avr-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-26T20:17:15Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3686
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Ingresso_Estudantes_Educacao_TCC_2018.pdf1,16 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.