Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3681
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Visões sobre o fracasso escolar na perspectiva de diferentes sujeitos |
Autor(es): | Silva, Williane Araújo da |
Orientador(a): | Gomes, Alessandra |
Membro(a) da banca: | Macedo, Alice Costa |
Membro(a) da banca: | Oliveira, Carlos Adriano da Silva |
Referência: | SILVA, Williane Araújo da. Visões sobre o fracasso escolar na perspectiva de diferentes sujeitos, Amargosa-BA. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
Resumo: | Fracasso escolar, culpabilização, reprovações e evasões marcam o espaço escolar e a vida de muitos estudantes por acreditar-se que eles estão são incapazes de desenvolverse no meio educacional. A partir disso, essa pesquisa objetivou apresentar as visões de diferentes sujeitos sobre o fracasso escolar relacionada a um estudante da rede pública de ensino da cidade de Amargosa – Bahia. A pesquisa tem cunho qualitativo e a coleta de dados se deu por meio de entrevistas semi-estruturas com três sujeitos: uma docente, um estudante e a mãe do mesmo. As entrevistas buscaram investigar as causas atribuídas por esses três sujeitos ao fracasso do garoto entrevistado, que aqui chamamos de Pedro. O trabalho busca também compreender as raízes históricas do fracasso escolar e para isso dialoga com autores tais como Gomes (2004), Machado (1997), Mattos (2011), Frochtengarten (2011), Oliveira (2017), Patto (1999), Sidnei (2012), Valladares (2005), Foucault (1999), Paro (2001) Guimarães (2017). A organização desta pesquisa está dividida em três capítulos: Capítulo 1 - As possíveis raízes do fracasso escolar, Capítulo 2 - Caminhos metodológicos, Capítulo 3 - Diferentes visões sobre o fracasso escolar: as perspectivas dos sujeitos e Conclusão. |
Palavras-chave: | Fracasso escolar - Raízes Relação escola-família Democratização do ensino Educação e Estado |
Resumo em inglês: | School failure, blame, disapproval and disappointments mark the school space and the lives of many students because they are believed to be incapable of developing in the educational environment. From this, this research aimed to present the visions of different subjects about the school failure related to a student of the public school of the city of Amargosa - Bahia. The research has a qualitative character and data collection took place through semi-structured interviews with three subjects: a teacher, a student and the mother of the same. The interviews sought to investigate the causes attributed by these three subjects to the failure of the interviewed boy, whom we call Pedro. The work also seeks to understand the historical roots of school failure, and for this it dialogues with authors such as Gomes (2004), Machado (1997), Mattos (2011), Frochtengarten (2011), Oliveira (2017), Patto (2012), Valladares (2005), Foucault (1999), Paro (2001) Guimarães (2017). The organization of this research is divided into three chapters: Chapter 1 - The Possible Roots of School Failure, Chapter 2 - Methodological Pathways, Chapter 3 - Different Views on School Failure: Perspectives of the Subjects and Conclusion. |
Palavras-chave em inglês: | School failure - Roots School-family relationship Democratization of education Education and State |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 28-Fev-2019 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-26T19:45:06Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3681 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Visoes_Sobre_Fracasso_TCC_2019.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.