Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: “Porque assim: o que é de menina é de menina e o que é de menino é de menino!” Um estudo sobre a relação das propagandas televisivas infantis e as construções da identidade de gênero na Educação Infantil
Autor(es): Oliveira, Larissa Sande de
Orientador(a): Cordeiro, Karina de Oliveira Santos
Membro(a) da banca: Givigi, Ana Cristina Nascimento
Membro(a) da banca: Oliveira, Luís Paulo Jesus de
Referência: OLIVEIRA, Larissa Sande de. “Porque assim: o que é de menina é de menina e o que é de menino é de menino!” Um estudo sobre a relação das propagandas televisivas infantis e as construções da identidade de gênero na Educação Infantil, Amargosa-BA. 2018. 158 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
Resumo: O presente estudo monográfico busca compreender como as concepções da identidade de gênero, que aparecem nas propagandas televisivas, são percebidas pelas crianças da Educação Infantil, e como isso implica na constituição do comportamento na perspectiva de ser menino e ser menina. Para tanto, investigou-se de que forma as crianças percebem as questões de gênero presentes em seu cotidiano através das suas interações sociais, mediante a influência das propagandas televisivas, e analisou-se também como têm sido as práticas docentes e os discursos pedagógicos dentro do espaço escolar. As discussões tecidas perpassam pelas concepções da infância, da criança e de gênero numa perspectiva social, histórica e cultural, tendo em vista o fato de que esses são conceitos socialmente construídos. Paralelamente a isso, as discussões se entrelaçam às influências trazidas pelas propagandas direcionadas ao público infantil e aos impactos que elas exercem na constituição e na intensificação de discursos e práticas que se veiculam socialmente acerca da constituição social da identidade masculina e feminina. Para tanto, foram utilizados os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa e os instrumentos de recolha de dados envolveram uma pesquisa de campo realizada na turma de uma préescola da cidade de Amargosa-BA. A pesquisa de campo contou com a realização de observações no ambiente escolar com o uso de um diário de bordo, uma entrevista com a professora regente e de apoio da turma, e oficinas com as crianças da respectiva turma. Visando uma discussão teórica aprofundada à temática, foram vários os aportes teóricos que contribuíram, dentre os quais se destacam Philippe Ariès (1981), William Corsaro (2011), Scott (1990), Louro (2001), e Guizzo (2005), Carvalhar (2009). Em suma, verifica-se que o quão importante e necessário se faz discutir sobre os significados e as marcas que estão por detrás dos discursos propagados pelas propagandas televisivas destinadas ao público infantil. As crianças vão construindo suas identidades a partir dos significados e dos discursos que vão sendo atribuídos às suas experiências, e é exatamente nesta fresta que as propagandas destinadas a elas contribuem para a produção de identidades generificadas à medida que veiculam através de suas imagens, mensagens, slogans e personagens, significados hegemônicos que direcionam as crianças a encaixar-se em um padrão identitário socialmente defendido.
Palavras-chave: Educação infantil
Identidade de gênero
Propaganda televisiva
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 23-Mar-2018
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-26T19:25:39Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3679
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