Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3679
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | “Porque assim: o que é de menina é de menina e o que é de menino é de menino!” Um estudo sobre a relação das propagandas televisivas infantis e as construções da identidade de gênero na Educação Infantil |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Larissa Sande de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Cordeiro, Karina de Oliveira Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Givigi, Ana Cristina Nascimento |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Luís Paulo Jesus de |
Référence bibliographique: | OLIVEIRA, Larissa Sande de. “Porque assim: o que é de menina é de menina e o que é de menino é de menino!” Um estudo sobre a relação das propagandas televisivas infantis e as construções da identidade de gênero na Educação Infantil, Amargosa-BA. 2018. 158 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo monográfico busca compreender como as concepções da identidade de gênero, que aparecem nas propagandas televisivas, são percebidas pelas crianças da Educação Infantil, e como isso implica na constituição do comportamento na perspectiva de ser menino e ser menina. Para tanto, investigou-se de que forma as crianças percebem as questões de gênero presentes em seu cotidiano através das suas interações sociais, mediante a influência das propagandas televisivas, e analisou-se também como têm sido as práticas docentes e os discursos pedagógicos dentro do espaço escolar. As discussões tecidas perpassam pelas concepções da infância, da criança e de gênero numa perspectiva social, histórica e cultural, tendo em vista o fato de que esses são conceitos socialmente construídos. Paralelamente a isso, as discussões se entrelaçam às influências trazidas pelas propagandas direcionadas ao público infantil e aos impactos que elas exercem na constituição e na intensificação de discursos e práticas que se veiculam socialmente acerca da constituição social da identidade masculina e feminina. Para tanto, foram utilizados os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa e os instrumentos de recolha de dados envolveram uma pesquisa de campo realizada na turma de uma préescola da cidade de Amargosa-BA. A pesquisa de campo contou com a realização de observações no ambiente escolar com o uso de um diário de bordo, uma entrevista com a professora regente e de apoio da turma, e oficinas com as crianças da respectiva turma. Visando uma discussão teórica aprofundada à temática, foram vários os aportes teóricos que contribuíram, dentre os quais se destacam Philippe Ariès (1981), William Corsaro (2011), Scott (1990), Louro (2001), e Guizzo (2005), Carvalhar (2009). Em suma, verifica-se que o quão importante e necessário se faz discutir sobre os significados e as marcas que estão por detrás dos discursos propagados pelas propagandas televisivas destinadas ao público infantil. As crianças vão construindo suas identidades a partir dos significados e dos discursos que vão sendo atribuídos às suas experiências, e é exatamente nesta fresta que as propagandas destinadas a elas contribuem para a produção de identidades generificadas à medida que veiculam através de suas imagens, mensagens, slogans e personagens, significados hegemônicos que direcionam as crianças a encaixar-se em um padrão identitário socialmente defendido. |
Mots-clés: | Educação infantil Identidade de gênero Propaganda televisiva |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 23-mar-2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-26T19:25:39Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3679 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Porque_Assim_Menina_TCC_2018.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.