Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3648
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Da Leitura de mundo à leitura da palavra: os impactos da conquista da alfabetização na vida dos jovens, adultos e idosos
metadata.dc.creator: Menezes, Mônica Dantas de
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Erica Bastos da
metadata.dc.contributor.referee2: Orrico, Nanci Rodrigues
Référence bibliographique: MENEZES, Mônica Dantas de. Da leitura de mundo à leitura da palavra: os impactos da conquista da alfabetização na vida dos jovens, adultos e idosos, Amargosa-BA. 2018. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia, intitulada “Da leitura de mundo à leitura da palavra: os impactos da conquista da alfabetização na vida dos jovens, adultos e idosos”, tem como objetivo geral conhecer quais impactos no cotidiano pessoal e social dos jovens, adultos e idosos foram percebidos a partir da apropriação da leitura e da escrita e consolidação da alfabetização e letramento. Deste modo, configura-se como uma pesquisa qualitativa e de campo, onde os dados foram coletados através da observação participante, questionário e entrevista semiestruturada com os sujeitos do I Segmento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos em uma escola pública no município de Amargosa-BA. Respalda-se teoricamente em autores clássicos e contemporâneos da área que se debruçam na referida linha de pesquisa, a saber: Freire (1987, 2000...); Arroyo (2007, 2017); Tfouni (2006) Soares (2002, 2017, 2018); Andrade (2011); Mortatti (2006); Gadotti (2011); Alvares (2012); Haddad e Di Pierro (2000); Gil (2008); Minayo (2012); Lükde e André (1986); Demo (1998); Bardin (1977); Paiva (1973) entre outros que subsidiaram com estudos e reflexões sobre a temática. Destarte, os dados analisados a partir das narrativas dos sujeitos pesquisados nos autorizam considerar que houve impactos significativos em suas vidas, a partir do momento em que se apropriaram da leitura e da escrita e passaram a utilizá-las socialmente, culminando na consolidação da alfabetização e letramento. Não obstante, a pesquisa ainda possibilita proposições para a continuidade de investigações pertinentes sobre a temática em pauta.
Mots-clés: Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Letramento
Leitura e escrita
Résumé: This monograph entitled “From world reading to word reading: the impacts of conquest of alphabetization in the life of young, adults and elderly people” has as main objective to know which impacts in personal and social daily lives of the young, adults and elderly people were perceived from appropriation of reading and writing and consolidation of alphabetization and literacy. Thus, it configures as a qualitative and field research one which data were collected through participant observation, questionnaire and a semi-structured interview with informants from I Segmento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos in a public school in the town of Amargosa-Bahia. It is theoretically supported by classical and contemporary authors who study the mentioned line of research, namely: Freire (1987, 2000); Arroyo (2007, 2017); Tfouni (2006) Soares (2002, 2017, 2018); Andrade (2011); Mortatti (2006); Gadotti (2011); Alvares (2012); Haddad and Di Pierro (2000); Gil (2008); Minayo (2012); Lükde and André (1986); Demo (1998); Bardin (1977); Paiva (1973) and others who supported with studies and reflections about the subject. Thus, the analyzed data from the narratives of the surveyed informants allow us to consider there were significant impacts in their lives from the moment which they appropriated from reading and writing and they passed to utilize them socially, and culminating in the consolidation of alphabetization and literacy. Furthermore, this research still allows propositions for the continuity of pertinent investigations about the subject in question.
metadata.dc.subject.en: Education for young, adults and elderly people
Alphabetization
Literacy
Reading and writing
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 28-aoû-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-25T22:09:11Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3648
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Leitura_Mundo_Leitura_TCC_2018.pdf1,05 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.