Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3647
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: O Professor de apoio como mediador na aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) em uma escola pública no município de Amargosa/BA
metadata.dc.creator: Souza, Lelizânia Martins de
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Irenilson de Jesus
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Djeisson Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Référence bibliographique: SOUZA, Lelizânia Martins de. O professor de apoio como mediador na aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) em uma escola pública no município de Amargosa/BA, Amargosa-BA. 2019. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo monográfico traz algumas reflexões relevantes sobre o processo de ensino e aprendizagem das crianças autistas, bem como vem ocorrendo a inclusão desses alunos na rede regular de ensino, sendo que o professor cumpre um papel fundamental nesse processo. Para tanto, buscando uma melhor compreensão as questões pertinentes da presente pesquisa, foi delimitado o seguinte objetivo principal: compreender como o professor de apoio, auxiliaria o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com TEA na rede regular de ensino, bem como a sua inclusão, proporcionando o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo. E tem como objetivos específicos: perceber a relação entre o professor de apoio mediador e os alunos com TEA; analisar a metodologia utilizada pelo professor de apoio como mediador no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com TEA; compreender como as atividades adaptadas utilizadas pelo professor mediador em suas metodologias, auxiliam no desenvolvimento cognitivo dos alunos com TEA. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa de pesquisa, a qual possui grande relevância para uma melhor compreensão dos fenômenos sociais em sua totalidade. Dessa maneira, para a recolha de dados, foram utilizados como instrumentos a revisão bibliográfica e pesquisa de campo com entrevista semiestruturada. Nesse sentido, foram utilizados alguns aportes teóricos que contribuíram para uma melhor compreensão do tema, tai como: Alexandre (2015). Costa (2017); Fernandes e Silva (2016); Ferreira (2017); Melo (2014); Silva (2018) e Sousa (2015). Em síntese, o tema proposta, possibilitou uma melhor compreensão acerca da inclusão e do processo de ensino e aprendizagem das crianças autistas nos espaços escolares, como também a importância do professor em sala de aula. Diante disso, como foi discutido ao longo do texto, podemos perceber a grande relevância da escola para a formação pessoal e social de todos os envolvidos nesse processo. Para tanto, as discussões tecidas em todo o texto, mostra os desafios que precisam ser superados nas redes regulares de ensino, na educação de crianças autistas.
Mots-clés: Educação - Ensino e aprendizagem
Educação inclusiva
Práticas pedagógicas
Professores - Formação
Résumé: The present monographic study brings some relevant reflections about the teaching and learning process of autistic children, as well as the inclusion of these students in the regular network of teaching, and the teacher plays a fundamental role in this process. In order to achieve a better understanding of the pertinent questions of the present research, the following main objective was defined: to understand how the support teacher would help the teaching and learning process of students with ASD in the regular network of teaching, as well as their inclusion , providing their cognitive and affective development. And it has specific objectives: to perceive the relationship between the teacher of mediator support and the students with ASD; analyze the methodology used by the support teacher as mediator in the teaching and learning process of students with ASD; understand how the adapted activities used by the mediator teacher in their methodologies, help in the cognitive development of students with ASD. For the development of the research was used the qualitative methodology of research, which has great relevance for a better understanding of the social phenomena in their totality. In this way, for the data collection, the bibliographical review and field research with semi-structured interviews were used as instruments. In this sense, some theoretical contributions were used that contributed to a better understanding of the theme, such as: Alexandre (2015). Costa (2017); Fernandes e Silva (2016); Ferreira (2017); Melo (2014); Silva (2018) and Sousa (2015). In summary, the proposed theme allowed a better understanding of the inclusion and teaching and learning process of autistic children in school spaces, as well as the importance of the teacher in the classroom. Given this, as discussed throughout the text, we can see the great relevance of the school for the personal and social formation of all those involved in this process. To that end, the discussions throughout the text show the challenges that need to be overcome in regular educational networks, in the education of autistic children.
metadata.dc.subject.en: Education - Teaching and learning
Inclusive education
Pedagogical practices
Teachers - Training
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 26-fév-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-25T21:43:14Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3647
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Professor_Apoio_Como_TCC_2019.pdf1,26 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.