Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Relação economia solidária aos processos de educação popular vividos pela Associação de Desenvolvimento Comunitário de Bom Gosto São Felipe - Bahia
metadata.dc.creator: Santana, Luzani dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Velloso, Tatiana Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Soglia, Maria da Conceição de Menezes
Citación : SANTANA, Luzani dos Santos. Relação economia solidária aos processos de educação popular vividos pela Associação de Desenvolvimento Comunitário de Bom Gosto São Felipe - Bahia, Amargosa-BA. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia intitulada “Relação economia solidária aos processos de educação popular vividos pela associação de desenvolvimento comunitário de Bom Gosto São Felipe – Bahia”, tem o objetivo de compreender o processo de formação dos cooperados da Associação Comunitária do Bom Gosto de São Felipe/ BA para a gestão do empreendimento solidário “Cantina Solidária” do Campus de Cruz das Almas – BA, na identificação e análise dos conhecimentos práticos das cooperadas envolvidas. É uma pesquisa qualitativa, utilizandose como instrumento a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram mulheres participantes da Associação Comunitária do Bom Gosto. Para o estudo teórico, recorremos a alguns autores como: Singer (2002), Gadotti (2009), Freire (1999), Brandão (2006), dentre outros autores que discutem o tema abordado. Por meio dos resultados obtidos através da análise dos dados, foi possível identificar que as práticas pedagógicas permeiam os espaços não formais de educação, bem como a importância para a construção do conhecimento, na estruturação de um empreendimento solidário formado por mulheres, que buscaram possibilitaram a sobrevivência material, mas também a organização de um espaço que proporcionou o crescimento de ações solidárias e coletivas no fortalecimento de gênero.
Palabras clave : Economia solidária
Práticas pedagógicas
Educação não formal
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-25T21:10:13Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3643
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