Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3631
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Autoestima e aprendizagem na alfabetização de jovens, adultos e idosos: um olhar sensível e humano no âmbito familiar
metadata.dc.creator: Silva, Valeria Gomes da
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Andreia Barbosa dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Luana Patrícia Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
Citation: SILVA, Valeria Gomes da. Autoestima e aprendizagem na alfabetização de jovens, adultos e idosos: um olhar sensível e humano no âmbito familiar, Amargosa-BA. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar e refletir sobre experiências vivenciada através de um projeto de pesquisa interventivo de alfabetização voltado para adultos imersos no período pandêmico e no contexto familiar que possibilitou construir pontes de ligação permitindo ao excluído ler e escrever sua palavra e sua história. O trabalho foi desenvolvido com alunos adultos analfabetos mediante atividades pedagógicas cotidianas planejadas, visando solucionar um problema educacional de alguns membros familiares, pois dentre os vários problemas educacionais no Brasil está o analfabetismo. Ele atinge em sua maioria, jovens, adultos e idosos. Em tempos da pandemia assolados pela Covid-19, o seio familiar passou também a ser um campo de trabalho e pesquisa, mas para enxergar um objeto de pesquisa nesses espaços é preciso um olhar aguçado e sensível diante de uma realidade gritante que muitas das vezes passa despercebido. Os conhecimentos teóricos adquiridos na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, local distante e distinto do meu lar contribuíram para desenvolver esse trabalho de alfabetização mediado por uma mulher, mãe, filha, profissional, pesquisadora que se vê diante do inegável: o analfabetismo dentro de sua casa. Filhos e filhas de mulheres negras e homens negros, excluídos do direito de “ler e escrever sua palavra” e sua história. Realizado por intermédio de atividades pedagógicas desenvolvidas após observação e coleta de dados, o processo se desenvolve. O referencial teórico deste trabalho é um diálogo do campo teórico da alfabetização de jovens, adultos e idosos, as causas e consequências do analfabetismo com o cenário pandêmico. Em relação aos resultados do trabalho, os mesmos tratam da inserção ao mundo letrado a partir de ações diárias. Além disso, indicam caminhos para uma aproximação contundente a novas possibilidades de abordagens aos processos educativos demonstrando a importância de uma intervenção alfabetizadora em espaços não escolares, capazes de superar metodologias para além dos livros didáticos permitindo conhecimentos libertadores e libertários.
Keywords: Alfabetização de jovens, adultos e idosos
Pandemia
Educação de adultos
Covid-19
Abstract: This paper aims to present and reflect on experiences lived through an interventional research project of literacy focused on adults immersed in the pandemic period in the family context that allowed to build bridges of connection allowing the excluded to read and write their word and their history. The work is being developed with illiterate adult students, through daily pedagogical activities planned aiming to solve an educational problem of some family members, because among the many educational problems in Brazil is illiteracy. It affects mostly young people, adults, and the elderly. In times of the Covid-19 pandemic, the family has also become a field of work and research, but to see a research object in these spaces it is necessary to have a sharp and sensitive look at a glaring reality that often goes unnoticed. The theoretical knowledge acquired at the Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a place distant and distinct from my home, contributed to develop this literacy work mediated by a woman, mother, daughter, professional, and researcher who is faced with the undeniable: illiteracy in the home. Sons and daughters of black women and black men, excluded from the right to "read and write their word" and their history. The process is carried out through pedagogical activities developed after observation and data collection. The theoretical referential of this work is a dialog of the theoretical field of youth, adult and elderly literacy, the causes and consequences of illiteracy with the pandemic scenario. In relation to the results of the work, they deal with insertion into the literate world through daily actions. Furthermore, they indicate paths for a conclusive approach to new possibilities of approaches to educational processes, demonstrating the importance of literacy intervention in non-school spaces, capable of overcoming methodologies beyond the textbooks, allowing liberating and libertarian knowledge.
metadata.dc.subject.en: Youth, adult and elderly literacy
Pandemic
Adult education
Covid-19
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-25T17:20:52Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3631
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Autoestima_Aprendizagem_Alfabetizacao_TCC_2022.pdf3,7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.