Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Reflexões sobre a educação de jovens e adultos e a má-fé institucional
metadata.dc.creator: Pereira, Valcilene Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Clark, Geórgia Nelly
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Irandir Souza da
Citación : PEREIRA, Valcilene Santos. Reflexões sobre a educação de jovens e adultos e a má-fé institucional, Amargosa-BA. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como pergunta de pesquisa: quais os indícios de existência de má-fé institucional perceptíveis na elaboração de políticas municipais da EJA? Considerando os estudos realizados pelo sociólogo Jessé Souza (2016), dentre outros autores, que apontam para a existência de uma má-fé institucional, no Brasil. O objetivo geral foi identificar possíveis indícios de má-fé institucional na efetivação da Educação de Jovens e Adultos em um município do vale do Jequiriçá-BA. Foram objetivos específicos: entender o processo histórico da EJA, sua constituição enquanto direito subjetivo e a sua vinculação às camadas mais pobres da sociedade; discutir o conceito de má-fé institucional na educação pública de modo geral e na educação de jovens e adultos de modo específico. Neste trabalho foi estabelecido diálogos com autores como Freire (2006), Paiva (2003) e Miguel Arroyo (2007), dentre outros, ao tratarmos da EJA, bem como os autores Lorena Freitas (2016), Souza, Clark e Pontes (2016), para a discussão sobre a má-fé institucional, dentre outros autores. A metodologia usada foi de natureza qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram usadas entrevistas semiestruturadas e observações. Foram colaboradores, deste estudo, estudantes da EJA de um município do Vale do Jequiriçá- BA que optou por fechar a maioria das turmas de EJA da zona rural e constituir um Centro de EJA na sede do município. Também contribuiu com o estudo um coordenador pedagógico desse referido Centro. Por meio das falas dos estudantes colaboradores e das observações, foi possível perceber fortes indícios de má-fé institucional na efetivação da EJA, tais como a desconsideração com a condição desses sujeitos de serem estudantes trabalhadores e com seus contextos de vida.
Palabras clave : Educação - Jovem e adulto (EJA)
Política educacional
Políticas públicas
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 26-mar-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-24T20:58:30Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3623
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