Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Um estudo sobre a inclusão escolar, de avanços com transtorno de espectro autista
metadata.dc.creator: Pereira, Ana Claudia dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Torres, Sabrina Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Clark, Geórgia Nelly
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Emmanuelle Félix dos
Référence bibliographique: PEREIRA, Ana Claudia dos Santos. Um estudo sobre a inclusão escolar, de avanços com transtorno de espectro autista, Amargosa-BA. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: A inclusão da criança com autismo em escola de ensino regular tem sido bastante discutida no âmbito educacional devido à complexidade das características e dificuldades apresentadas por elas quando inseridas neste ambiente. Quando tratamos sobre o processo de inclusão escolar de crianças com autismo, diretamente recaímos sobre o papel do professor, visto que ele é o principal responsável e mediador da aprendizagem dos alunos. Assim, esta Monografia apresenta como problemática: Verificar “quais as práticas utilizadas por professores com as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar?”. Com base nessa problemática, o presente estudo teve como objetivo identificar quais as práticas utilizadas por professores com as crianças com transtorno do espectro autista no contexto escolar, a partir de uma revisão de literatura, contribuindo para a formação de professores, num viés crítico reflexivo. E como objetivos específicos; identificar através de quais profissionais, os professores recebem o diagnóstico da criança com transtorno de espectro autista; conhecer as práticas de inclusão realizadas dentro do contexto escolar com criança com transtorno de espectro autista e/ou quais as estratégias utilizadas pela escola para promover a equidade; identificar se as rotinas escolares promovem o desenvolvimento da autonomia dessas crianças e se trabalham em conjunto as questões das diferenças; contribuir para práticas reflexivas na formação de professores e sua atuação profissional. De uma forma em geral, os resultados indicaram a necessidade de o professor estar preparado para a inclusão escolar, o que significa, neste caso, inserir metodologias de ensino diferenciadas e voltadas para o atendimento dos alunos com autismo. Indicaram ainda a importância de se estabelecer uma boa relação entre professor e aluno com autismo no sentido de garantir sua permanência e aprendizagem. Portanto, a relação de professor e o seu papel frente aos alunos com deficiência, especialmente o autismo, tornar-se primordial para que a inclusão escolar aconteça de forma bem sucedida. Ao analisarmos a literatura na área de inclusão da criança autista na escola, apontamos que os estudos de diversos autores percebe-se que não há um consenso sobre qual a causa que determine o autismo, como também, características em comum, presentes para todos os indivíduos, embora existam algumas semelhanças identificadas como: dificuldades para interagir socialmente, padrões repetitivos de comportamentos e fala.
Mots-clés: Educação especial
Autismo
Práticas pedagógicas
Inclusão escolar
Résumé: The inclusion of the child with autism in a regular school has been much discussed in the educational scope due to the complexity of the characteristics and difficulties presented by them when inserted in this environment. When we deal with the process of school inclusion of children with autism, we directly fall back on the role of the teacher, since he is the main responsible and mediator of student learning. Thus, this monograph presents as problematic: "What are the practices used by teachers and family with children with Autism Spectrum Disorder in the school context?". Based on this problem, the present study aimed to identify the practices used by teachers and families of children with autism spectrum disorder in the school context, based on a literature review, contributing to the formation of teachers in a critical reflexive bias. In a general way, the results indicated the need for the teacher to be prepared for school inclusion, which means, in this case, to introduce differentiated teaching methods and aimed at the care of students with autism. They also indicated the importance of establishing a good relationship between teacher and student with autism in order to guarantee their permanence and learning. Therefore, the teacher relationship and its role vis-à-vis students with disabilities, especially autism, becomes paramount for successful school inclusion. When analyzing the literature in the area of inclusion of the autistic child in the family, school and society, it was noticed that there is no consensus as to the cause that determines autism, as well as common characteristics present for all individuals, although there are some similarities identified, such as: difficulties to interact socially, repetitive patterns of behavior and speech.
metadata.dc.subject.en: Special education
Autism
Pedagogical practices
School inclusion
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 4-avr-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-24T19:57:20Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3620
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

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