Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3619
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Trajetórias de vidas e escolarização de estudantes da EJAI: (re) memorando caminhos no processo vivido
Autor(es): Silva, Luana Chaves da
Orientador(a): Santos, Andréia Barbosa dos
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Membro(a) da banca: Andrade, Cheirla dos Santos de
Referência: SILVA, Luana Chaves da. Trajetórias de vidas e escolarização de estudantes da EJAI: (re) memorando caminhos no processo vivido, Amargosa-BA. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
Resumo: A presente monografia, intitulada “Trajetórias de vidas e escolarização de estudantes da EJAI: (re) memorando caminhos no processo vivido”, tem como objetivo geral apresentar por meio de fragmentos de histórias de vidas de adultos as vivências sobre os seus processos de escolarização. Esta monografia apresenta resultados de pesquisa qualitativa e de campo com os sujeitos que participaram do estágio supervisionado do componente obrigatório Prática Reflexiva em Educação de Jovens e Adultos do curso de Licenciatura em Pedagogia/UFRB no período de 23 de agosto a 21 de setembro de 2021. Esse trabalho, respalda-se teoricamente em autores clássicos e contemporâneos da área: ARROYO (2007, 2017), Gil (2008), CARRANO (2008) FREIRE (1983, 1996, 2006); FORTES (2006) MINAYO (2012), GALVÃO (2012), SOATRES (2003) entre outros que deram embasamento a pesquisa com estudos e reflexões acerca da temática. Como resultados deste trabalho é possível afirmar que as trajetórias de vida e escolarização dos entrevistados se assimilam no que tangue suas dificuldades de acesso à escola, todavia, a pesquisa provoca indagações para novos estudos sobre a temática à qual é abordada nesta pesquisa.
Palavras-chave: Educação de jovens, adultos e idosos
Trajetórias e processos educativos
Práticas de ensino
Aprendizagem
Resumo em inglês: This monograph, entitled "Trajectories of lives and schooling of students of the EJAI: (re) memorandum paths in the lived process", has as general objective to present through fragments of stories of adult lives the experiences about their schooling processes. This monograph presents results of qualitative and field research with the subjects who participated in the supervised internship of the compulsory component Reflexive Practice in Youth and Adult Education of the Degree in Pedagogy/ UFRB in the period from August 23 to 21 september 2021. This work is theoretically supported by classic and contemporary authors in the area: ARROYO (2007, 2017), Gil (2008), CARRANO (2008) FREIRE (1983, 1996, 2006); FORTES (2006) MINAYO (2012), GALVÃO (2012), SOARRES (2003) among others that supported the research with studies and reflections on the theme. As a result of this work it is possible to affirm that the trajectories of life and schooling of the interviewees are assimilated in what their difficulties of access to school, however, the research causes questions for new studies on the subject to which is addressed in this research.
Palavras-chave em inglês: Youth education, adults and elderly
Trajectories and educational processes
Teaching practices
Learning
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 28-Set-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-24T18:05:07Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3619
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trajetorias_Vidas_Escolarizacao_TCC_2022.pdf819,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.