Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3608
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Classes multisseriadas: um olhar a partir da Escola Municipal Francisco Juventino de Souza, Amargosa - BA
metadata.dc.creator: Santos, Aline Marques
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Gisélia Macedo Cardoso
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Luana Patrícia Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Amilton dos Santos
metadata.dc.description.resumo: O estudo em tela, intitulado “Classes Multisseriadas: Um olhar a partir da Escola Municipal Francisco Juventino de Souza”, tem o objetivo de analisar as classes multisseriadas numa escola do campo, no município de Amargosa-BA, sobretudo a organização do trabalho pedagógico. A questão norteadora da pesquisa é: de que maneira ocorreu o processo de multisseriamento na referida Escola e a Organização do Trabalho Pedagógico? A investigação ancora-se numa pesquisa exploratória de natureza qualitativa, por meio da pesquisa de campo, utilizando a análise documental, observação participante, com aplicação da entrevista semiestruturada como principal instrumento de coleta e produção de dados. O trabalho fundamenta-se teoricamente nos estudos que abordam as categorias conceituais fundantes deste trabalho, a saber: Classes Multisseriadas: Hage (2005), Antunes-Rocha e Hage (2010), Santos e Moura (2010, 2012), Ponce (1998); Escolas do Campo: Arroyo; Caldart e Molina (2011), Azevedo (2007), Verbetes da Educação do Campo e Brasil (2006); Organização do trabalho Pedagógico: Terciana Vidal Moura (2014), dentre outros. A análise dos dados de campo indica que o processo de multisseriamento na Escola Municipal Francisco Juventino de Souza se deu em razão do baixo quantitativo de estudantes por série e as professoras entrevistadas se deparam com muitas dificuldades ao atuarem nestas turmas. Entretanto, têm se esforçado a fim de superar todas estas dificuldades enfrentadas no desenvolvimento do trabalho pedagógico, procurando sempre desenvolver estratégias metodológicas diferenciadas.
Palabras clave : Classes multisseriadas
Escolas do campo
Organização do trabalho pedagógico
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 5-ago-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-24T16:49:38Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3608
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Classes_Multisseriadas_Olhar_TCC_2024.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.