Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3605
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: A Utilização do lúdico pelos professores no processo da aprendizagem na educação infantil
metadata.dc.creator: Andrade, Maria Balbina Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Sabrina Torres
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Référence bibliographique: ANDRADE, Maria Balbina Fernandes. A utilização do lúdico pelos professores no processo da aprendizagem na educação infantil, Amargosa-BA. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho intitulado “A utilização do lúdico no processo da aprendizagem na educação infantil”, por meio da pesquisa qualitativa, busca compreender como os professores utilizam as atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. O lúdico pode ser uma ferramenta muito importante para o processo de ensino-aprendizagem do aluno da educação infantil, uma vez que as atividades lúdicas além de proporcionar o divertimento, podem favorecer no desenvolvimento físico, emocional, motor, cognitivo, social e cultural da criança. E o professor pode utiliza-se desse recurso para tornar as atividades mais prazerosas para os alunos. Para tratar sobre o lúdico, neste trabalho, utilizamos a abordagem teórica e conceitual de estudos como o de Dohme (2008), Antunes (2014), Santos (2014), Ariès (1978), Sanches (2004 apud MATHIAS; PAULA, 2009), Froebel (1782-1852), Comenius (1593), Rousseau (1712), Pestalozzi (1746 apud Wajskop 1995), Vasconcelos (2005), Kuhlmann Jr.(2007). Para observar como a utilização do lúdico na educação infantil, foi aplicado um questionário com duas professoras da educação infantil da rede particular de ensino da cidade de Amargosa-BA, sendo uma professora no Grupo III e a outra professora Grupo IV. Após a análise do questionário respondido pelas professoras foi possível observar que o lúdico está presente na prática das professoras e que estas entendem a importância mesmo para o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. Nas falas das professoras, percebemos ainda, o lúdico se constitui como uma ferramenta muito importante para a aprendizagem das crianças.
Mots-clés: Educação infantil
Educação lúdica
Ensino-aprendizagem
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 27-mai-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-23T21:10:50Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3605
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Utilizacao_Ludico_Professores_TCC_2021.pdf556,55 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.