Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3593
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Práticas pedagógicas do ensino de Biologia: transformações e permanências
metadata.dc.creator: Santos, Leide Laura de Oliveira Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Tatiana Polliana Pinto de
metadata.dc.contributor.referee1: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
metadata.dc.contributor.referee2: Garcia, Rosineide Pereira Mubarack
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa buscou analisar as práticas pedagógicas no ensino da Biologia de três professoras a fim de conhecer as transformações e permanências dessas práticas pedagógicas ocorridas ao longo das décadas de 1990, 2000 e 2020 e compreender sua importância para o ensino-aprendizagem desta disciplina. Para a fundamentação teórica desta pesquisa foram consultados autores que tratam de Práticas Pedagógicas e do Ensino de Ciências/Biologia como Krasilchik (2004), Longhini (2012), Franco (2016), Vasconcellos (2002), Zabala (1998), Carvalho e Gil- Pérez (2011), entre outros. A pesquisa de abordagem qualitativa se caracteriza como descritiva e exploratória e teve como instrumento de coleta de dados um questionário abrangendo aspectos sobre práticas pedagógicas que foi aplicado a três professoras de Biologia. Percebeu-se que algumas práticas pedagógicas permaneceram ao longo do tempo, como a contextualização dos conteúdos, as considerações das individualidades dos alunos, a construção da prática baseada em várias correntes pedagógicas, a aula participativa e com atividades em grupo, os recursos didáticos para elaborar e para ministrar as aulas; outras práticas não são mais tão freqüentes na década atual, como o compartilhamento das estratégias didáticas com outros professores; enquanto algumas práticas foram complementadas ao longo das décadas, como a forma de realizar o planejamento e as fontes usadas para elaborar as aulas. Ocorreram mudanças também com relação aos saberes necessários para ensinar Biologia, que deixaram de ser apenas sobre a relação entre professor e aluno, teorias e metodologias, para serem saberes que ajudem na vida em sociedade.
Palabras clave : Práticas Pedagógicas
Ensino de Biologia - Aprendizagem
Transformações e permanências - Décadas
Resumen : This research sought to analyze the pedagogical practices in Biology teaching of three teachers in order to know the transformations and permanencies of these pedagogical practices that occurred throughout the 1990s, 2000s and 2020s and to understand their importance for teaching and learning in Biology For the theoretical foundation of this research, authors who deal with Pedagogical Practices and Science/Biology Teaching were consulted, such as Krasilchik (2004), Longhini (2012), Franco (2016), Vasconcellos (2002), Zabala (1998), Carvalho and Gil -Pérez (2011), among others. The qualitative approach research is characterized as descriptive and its collection instrument was a questionnaire covering aspects of pedagogical practices that were applied to the three Biology teachers. It was noticed that some pedagogical practices remained over time, such as the contextualization of contents, consideration of the students' individualities, the construction of practice based on various pedagogical currents, participatory classes and group activities, didactic resources for to prepare and to teach the classes; other practices are no longer so frequent in the current decade, such as sharing teaching strategies with other teachers; while some practices were complemented over the decades, such as the way to carry out the planning and the sources used to prepare the classes. Changes also occurred with regard to the knowledge needed to teach Biology, which is no longer just about the relationship between teacher and student, theories and methodologies, to be knowledge that helps in life in society.
metadata.dc.subject.en: Pedagogical Practices
Biology Teaching - Learning
Transformations and permanence - Decades
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 17-sep-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-20T22:08:04Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3593
Aparece en las colecciones: CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Praticas_Pedagogicas_Ensino_TCC_2021.pdf736,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.