Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Leide Laura de Oliveira Gomes-
dc.date.accessioned2024-09-20T22:08:04Z-
dc.date.available2024-09-20T22:08:04Z-
dc.date.issued2021-09-17-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3593-
dc.description.abstractThis research sought to analyze the pedagogical practices in Biology teaching of three teachers in order to know the transformations and permanencies of these pedagogical practices that occurred throughout the 1990s, 2000s and 2020s and to understand their importance for teaching and learning in Biology For the theoretical foundation of this research, authors who deal with Pedagogical Practices and Science/Biology Teaching were consulted, such as Krasilchik (2004), Longhini (2012), Franco (2016), Vasconcellos (2002), Zabala (1998), Carvalho and Gil -Pérez (2011), among others. The qualitative approach research is characterized as descriptive and its collection instrument was a questionnaire covering aspects of pedagogical practices that were applied to the three Biology teachers. It was noticed that some pedagogical practices remained over time, such as the contextualization of contents, consideration of the students' individualities, the construction of practice based on various pedagogical currents, participatory classes and group activities, didactic resources for to prepare and to teach the classes; other practices are no longer so frequent in the current decade, such as sharing teaching strategies with other teachers; while some practices were complemented over the decades, such as the way to carry out the planning and the sources used to prepare the classes. Changes also occurred with regard to the knowledge needed to teach Biology, which is no longer just about the relationship between teacher and student, theories and methodologies, to be knowledge that helps in life in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino de Biologia - Aprendizagempt_BR
dc.subjectTransformações e permanências - Décadaspt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas do ensino de Biologia: transformações e permanênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou analisar as práticas pedagógicas no ensino da Biologia de três professoras a fim de conhecer as transformações e permanências dessas práticas pedagógicas ocorridas ao longo das décadas de 1990, 2000 e 2020 e compreender sua importância para o ensino-aprendizagem desta disciplina. Para a fundamentação teórica desta pesquisa foram consultados autores que tratam de Práticas Pedagógicas e do Ensino de Ciências/Biologia como Krasilchik (2004), Longhini (2012), Franco (2016), Vasconcellos (2002), Zabala (1998), Carvalho e Gil- Pérez (2011), entre outros. A pesquisa de abordagem qualitativa se caracteriza como descritiva e exploratória e teve como instrumento de coleta de dados um questionário abrangendo aspectos sobre práticas pedagógicas que foi aplicado a três professoras de Biologia. Percebeu-se que algumas práticas pedagógicas permaneceram ao longo do tempo, como a contextualização dos conteúdos, as considerações das individualidades dos alunos, a construção da prática baseada em várias correntes pedagógicas, a aula participativa e com atividades em grupo, os recursos didáticos para elaborar e para ministrar as aulas; outras práticas não são mais tão freqüentes na década atual, como o compartilhamento das estratégias didáticas com outros professores; enquanto algumas práticas foram complementadas ao longo das décadas, como a forma de realizar o planejamento e as fontes usadas para elaborar as aulas. Ocorreram mudanças também com relação aos saberes necessários para ensinar Biologia, que deixaram de ser apenas sobre a relação entre professor e aluno, teorias e metodologias, para serem saberes que ajudem na vida em sociedade.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Tatiana Polliana Pinto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1674293059677682pt_BR
dc.contributor.referee1Almassy, Rosana Cardoso Barreto-
dc.contributor.referee2Garcia, Rosineide Pereira Mubarack-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enPedagogical Practicespt_BR
dc.subject.enBiology Teaching - Learningpt_BR
dc.subject.enTransformations and permanence - Decadespt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Praticas_Pedagogicas_Ensino_TCC_2021.pdf736,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.