Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3591
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : A permanência do trabalhador estudante no curso de Licenciatura em Biologia da UFRB
metadata.dc.creator: Oliveira, Cintia Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Tatiana Polliana Pinto de
metadata.dc.contributor.referee1: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
metadata.dc.contributor.referee2: Damasceno, Lorena Lins
metadata.dc.description.resumo: Trabalhar e estudar faz parte da vida de diversas pessoas, em busca de qualificação profissional e melhores condições de vida, embora conciliar as duas atividades seja uma tarefa árdua. Este trabalho tem como objetivo conhecer os desafios vivenciados pelos trabalhadores estudantes, de que forma adentram no ensino superior, como permanecem e quais implicações essa dupla jornada pode trazer durante a formação. A temática visa cooperar para análise da realidade brasileira em relação ao ensino superior ofertado na instituição federal com o curso de graduação no período noturno. Para tanto, contou-se com a participação de 17 trabalhadores estudantes do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Para fundamentação teórica deste estudo, foram utilizadas as ideias de autores que discorrem sobre a relação trabalho e estudo, permanência, implicações e temas interligados a essa dupla jornada tais como: Abrantes (2012), Bittar (2006), Corrochano (2013), Costa e Dias (2015), Karl Marx (2010), Saviani (1994) e Vargas e Paula (2013). A pesquisa possui caráter qualitativo, com questionário composto de questões de múltipla escolha e semiaberto que traz narrativas dos trabalhadores estudantes. Por fim, nota-se a partir das respostas obtidas que trabalhar e estudar é uma jornada desafiadora, ter que articular o trabalho e estudo traz consigo implicações e muitos desgastes físico e mental. Em que a maioria das vezes o estudo é comprometido pela precarização do tempo e dedicação que o mesmo exige.
Palabras clave : Trabalhador - Estudante
Ensino superior noturno
Acesso e permanência
Desafios - Formação universitária
Resumen : This work aims to know the challenges experienced by student-workers, how they enter college education, how it remains, and what implications this double journey can bring during training. The theme aims to cooperate with the analysis of Brazilian reality concerning the higher education offered in the federal institution with the graduation course in the nighttime. For this purpose, 17 workers-students of the degree course in biology from the Federal University of Recôncavo da Bahia. For the theoretical foundation of this study, the ideas of authors who discuss the relationship between work and study, permanence, implications, and themes interconnected to this double journey were used, such as Abrantes (2012), Bittar (2006), Corrochano (2013), Costa e Dias (2015), Karl Marx (2010), Saviani (1994), Vargas, and Paula (2013). The research has a qualitative character, with a questionnaire composed of multiple choice and subjective questions, which brings narratives from student workers. Finally, it stands out from the responses obtained that working and studying is a challenging journey, having to articulate work and study, brings with it implications and a lot of physical and mental strain. Where most of the time the study is compromised by the precariousness of the time and dedication that it requires.
metadata.dc.subject.en: Worker - Student
Evening higher education
Access and permanence
Challenges - University education
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 23-may-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-20T21:18:07Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3591
Aparece en las colecciones: CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Permanencia_Trabalhador_Estudante_TCC_2023.pdf20,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.