Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3591
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: A permanência do trabalhador estudante no curso de Licenciatura em Biologia da UFRB
Autor(es): Oliveira, Cintia Ferreira de
Orientador(a): Lima, Tatiana Polliana Pinto de
Membro(a) da banca: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
Membro(a) da banca: Damasceno, Lorena Lins
Resumo: Trabalhar e estudar faz parte da vida de diversas pessoas, em busca de qualificação profissional e melhores condições de vida, embora conciliar as duas atividades seja uma tarefa árdua. Este trabalho tem como objetivo conhecer os desafios vivenciados pelos trabalhadores estudantes, de que forma adentram no ensino superior, como permanecem e quais implicações essa dupla jornada pode trazer durante a formação. A temática visa cooperar para análise da realidade brasileira em relação ao ensino superior ofertado na instituição federal com o curso de graduação no período noturno. Para tanto, contou-se com a participação de 17 trabalhadores estudantes do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Para fundamentação teórica deste estudo, foram utilizadas as ideias de autores que discorrem sobre a relação trabalho e estudo, permanência, implicações e temas interligados a essa dupla jornada tais como: Abrantes (2012), Bittar (2006), Corrochano (2013), Costa e Dias (2015), Karl Marx (2010), Saviani (1994) e Vargas e Paula (2013). A pesquisa possui caráter qualitativo, com questionário composto de questões de múltipla escolha e semiaberto que traz narrativas dos trabalhadores estudantes. Por fim, nota-se a partir das respostas obtidas que trabalhar e estudar é uma jornada desafiadora, ter que articular o trabalho e estudo traz consigo implicações e muitos desgastes físico e mental. Em que a maioria das vezes o estudo é comprometido pela precarização do tempo e dedicação que o mesmo exige.
Palavras-chave: Trabalhador - Estudante
Ensino superior noturno
Acesso e permanência
Desafios - Formação universitária
Resumo em inglês: This work aims to know the challenges experienced by student-workers, how they enter college education, how it remains, and what implications this double journey can bring during training. The theme aims to cooperate with the analysis of Brazilian reality concerning the higher education offered in the federal institution with the graduation course in the nighttime. For this purpose, 17 workers-students of the degree course in biology from the Federal University of Recôncavo da Bahia. For the theoretical foundation of this study, the ideas of authors who discuss the relationship between work and study, permanence, implications, and themes interconnected to this double journey were used, such as Abrantes (2012), Bittar (2006), Corrochano (2013), Costa e Dias (2015), Karl Marx (2010), Saviani (1994), Vargas, and Paula (2013). The research has a qualitative character, with a questionnaire composed of multiple choice and subjective questions, which brings narratives from student workers. Finally, it stands out from the responses obtained that working and studying is a challenging journey, having to articulate work and study, brings with it implications and a lot of physical and mental strain. Where most of the time the study is compromised by the precariousness of the time and dedication that it requires.
Palavras-chave em inglês: Worker - Student
Evening higher education
Access and permanence
Challenges - University education
Editora / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 23-Mai-2023
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-20T21:18:07Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3591
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Permanencia_Trabalhador_Estudante_TCC_2023.pdf20,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.