Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3569
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Materiais didáticos e aulas de Ciências no 8o ano do ensino fundamental
Autor(es): Lima, Neilande de Jesus
Orientador(a): Lima, Tatiana Polliana Pinto
Membro(a) da banca: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
Membro(a) da banca: Lima, Maricleide Pereira de
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso possuiu como objetivo principal identificar quais os materiais didáticos utilizados pelos docentes do 8o ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos tivemos: compreender como os materiais didáticos utilizados pelos docentes partícipes da pesquisa contribuem para uma aprendizagem relacionada com o cotidiano dos estudantes nas aulas de Ciências e se os materiais didáticos utilizados pelos docentes são inovadores. Para a fundamentação teórica deste trabalho foram consultados autores como Krasilckic (2004), Nóvoa (1991), Imbernón (2011), Carvalho (2006, 2012), Lorez (2008), dentre outros. A pesquisa pautou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória e teve como coleta de dados um questionário semiestruturado, que foi aplicado entre seis professoras de Ciências da Escola Polivalente de Conceição do Almeida/BA. Ao final do estudo, constatamos que o material didático que ainda domina o cenário das aulas de Ciências é o livro didático. Ainda assim, identificamos pelas falas das docentes participantes da pesquisa que há carência de materiais didáticos, de laboratórios de Ciências, ainda que elas tenham enfatizado que mesmo com estas lacunas buscam inovar nas aulas, tornando-as atraentes e instigadoras.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Inovação didática
Materiais didáticos
Ensino fundamental
Conceição do Almeida (BA)
Resumo em inglês: The main objective of this course completion work was to identify what are the teaching materials used by teachers in the 8th year of elementary school. As specific objectives we had: to understand how teaching materials used by professors participating in the research contribute to learning related to the daily lives of students in Science classes and if the materials Didactics used by teachers are innovative. For the theoretical foundation of this work, authors such as Krasilckic (2004), Nóvoa (1991), Imbernón were consulted (2011), Carvalho (2006) and (2012), Lorez (2008), among others. The research was based on a qualitative, descriptive and exploratory approach and had the collection of a semistructured questionnaire was given, which was applied between four teachers of Sciences at the Escola Polivalente of Conceição do Almeida/BA. At the end of the study, we found that the teaching material that still dominates the scenario of Science classes is the textbook. Even so, we identified through the speeches of the participating teachers in the research that there is a lack of teaching materials, science laboratories, even though they have emphasized that even with these gaps they seek to innovate in classes, making them attractive and thought-provoking.
Palavras-chave em inglês: Science teaching
Didactic innovation
Teaching materials
Elementary education
Conceição do Almeida (BA)
Editora / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 21-Set-2021
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-19T20:15:13Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3569
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Materiais_Didaticos _Aulas_TCC_2021.pdf942,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.