Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3569
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Materiais didáticos e aulas de Ciências no 8o ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Lima, Neilande de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Tatiana Polliana Pinto
metadata.dc.contributor.referee1: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Maricleide Pereira de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso possuiu como objetivo principal identificar quais os materiais didáticos utilizados pelos docentes do 8o ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos tivemos: compreender como os materiais didáticos utilizados pelos docentes partícipes da pesquisa contribuem para uma aprendizagem relacionada com o cotidiano dos estudantes nas aulas de Ciências e se os materiais didáticos utilizados pelos docentes são inovadores. Para a fundamentação teórica deste trabalho foram consultados autores como Krasilckic (2004), Nóvoa (1991), Imbernón (2011), Carvalho (2006, 2012), Lorez (2008), dentre outros. A pesquisa pautou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória e teve como coleta de dados um questionário semiestruturado, que foi aplicado entre seis professoras de Ciências da Escola Polivalente de Conceição do Almeida/BA. Ao final do estudo, constatamos que o material didático que ainda domina o cenário das aulas de Ciências é o livro didático. Ainda assim, identificamos pelas falas das docentes participantes da pesquisa que há carência de materiais didáticos, de laboratórios de Ciências, ainda que elas tenham enfatizado que mesmo com estas lacunas buscam inovar nas aulas, tornando-as atraentes e instigadoras.
Mots-clés: Ensino de Ciências
Inovação didática
Materiais didáticos
Ensino fundamental
Conceição do Almeida (BA)
Résumé: The main objective of this course completion work was to identify what are the teaching materials used by teachers in the 8th year of elementary school. As specific objectives we had: to understand how teaching materials used by professors participating in the research contribute to learning related to the daily lives of students in Science classes and if the materials Didactics used by teachers are innovative. For the theoretical foundation of this work, authors such as Krasilckic (2004), Nóvoa (1991), Imbernón were consulted (2011), Carvalho (2006) and (2012), Lorez (2008), among others. The research was based on a qualitative, descriptive and exploratory approach and had the collection of a semistructured questionnaire was given, which was applied between four teachers of Sciences at the Escola Polivalente of Conceição do Almeida/BA. At the end of the study, we found that the teaching material that still dominates the scenario of Science classes is the textbook. Even so, we identified through the speeches of the participating teachers in the research that there is a lack of teaching materials, science laboratories, even though they have emphasized that even with these gaps they seek to innovate in classes, making them attractive and thought-provoking.
metadata.dc.subject.en: Science teaching
Didactic innovation
Teaching materials
Elementary education
Conceição do Almeida (BA)
Editeur: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Date de publication: 21-sep-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-19T20:15:13Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3569
Collection(s) :CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Materiais_Didaticos _Aulas_TCC_2021.pdf942,05 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.