Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Titre: Práticas docentes para a inclusão de estudantes com deficiência intelectualPráticas docentes para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual
metadata.dc.creator: Nascimento, Rubenildes Francisca da Conceição
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Luiza Olivia Lacerda
metadata.dc.contributor.referee1: Pimentel, Susana Couto
metadata.dc.contributor.referee2: Prado, Edna Cristina do
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo foi realizado em escola da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino da cidade de Feira de Santana - BA, inserindo-se no campo da Educação Especial, voltou-se para a discussão da participação e aprendizagem de estudantes com Deficiência Intelectual (DI) na escola comum como uma prerrogativa para além do acesso à matrícula e à presença física dos estudantes. A escola, entendida como um espaço plural, mas por ainda manter resquícios culturais homogeneizadores e padronizantes, enfrenta dificuldade no atendimento educacional aos estudantes. O estudo apresentou como objetivo geral, analisar como as práticas dos professores que atuam na turma comum podem favorecer a participação e a aprendizagem de estudantes com DI. Especificamente, buscou: caracterizar as práticas dos docentes que atuam na turma comum com estudantes com DI; construir com os professores participantes da pesquisa uma sequência didática voltada à participação e aprendizagem de estudantes com DI; e, verificar a relevância da sequência didática no favorecimento da participação e da aprendizagem desses estudantes. As reflexões erigidas ancoraram-se na perspectiva histórico-cultural. Como estudo qualitativo, pautado na pesquisa-ação, direcionou a discussão para os problemas que envolviam o ensino e as implicações na participação e aprendizagem de estudantes com DI na turma comum, constituindo a pesquisa como um espaço de reflexão e intervenção na atuação docente. Os resultados do estudo apontaram práticas de ensino assentadas em resquícios culturais tradicionais e falta de diálogo entre os processos de ensino e as necessidades e potencialidades do estudante, justificados pelo desconhecimento sobre a DI e sobre estratégias didático metodológicas adequadas ao estudante. A efetividade da Sequência Didática (SD) residiu na centralidade do trabalho de mediação realizado pelos professores. A participação e aprendizagem do estudante na turma comum prescinde, fundamentalmente, da mudança de olhar da escola em relação ao seu potencial; da revisão do modelo de ensino; da disponibilidade e mediação dos professores; do gosto pela docência criadora; e, certamente, de políticas públicas que contemplem a formação dos educadores.
Mots-clés: Deficiência intelectual
Sequência didática
Aprendizagem discente
Práticas de ensino
Feira de Santana (BA)
Résumé: The present study was carried out at the Basic Education school of the State Education Network in the city of Feira de Santana - BA, in the field of Special Education, turned to the discussion of the participation and learning of students with Intellectual Disability (ID ) in regular school as a prerogative beyond access to registration and the physical presence of students. The school, understood as a plural space, but for still maintaining homogenizing and standardizing cultural remnants, faces difficulties in providing educational assistance to students. The study presented as a general objective, to analyze how the practices of teachers who work in the common class can favor the participation and learning of students with ID. Specifically, I tried to: characterize the practices of teachers who work in the common class with students with ID; build with the teachers participating in the research a didactic sequence aimed at the participation and learning of students with ID; and, verify the relevance of the didactic sequence in favoring the participation and learning of these students. The reflections erected were anchored in the historical-cultural perspective. As a qualitative study, based on action-research, it directed the discussion to the problems that involve teaching and the implications for the participation and learning of students with ID in the common class, constituting the research as a space for reflection and intervention in the teaching practice. The results of the study pointed to teaching practices based on traditional cultural remnants and lack of dialogue between the teaching processes and the student's needs and potential, justified by the lack of knowledge about ID and about appropriate methodological didactic strategies for the student. The effectiveness of the Didactic Sequence (DS) resides in the centrality of the mediation work carried out by the teachers. The student's participation and learning in the common class fundamentally dispenses with the school's change of perspective in relation to its potential; the review of the teaching model; the availability and mediation of teachers; the taste for creative teaching; and, certainly, public policies that contemplate the training of educators.
metadata.dc.subject.en: Intellectual disability
Following teaching
Student learning
Teaching practices
Feira de Santana (BA)
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Date de publication: 15-fév-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-17T16:32:27Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3544
Collection(s) :CETENS - PPGECID - Dissertações

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