Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3541
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Title: O potencial dos jogos na autorregulação das emoções de crianças com Transtorno do Espectro Autista – grau leve
metadata.dc.creator: Matos, Nizaneia Nascimento de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Rosilda Arruda
metadata.dc.contributor.referee1: Pimentel, Susana Couto
metadata.dc.contributor.referee2: Cardoso, Jusceli Maria Oliveira Carvalho
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação tem por objetivo refletir sobre os aspectos que envolvem o processo da autorregulação emocional de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), tendo nos jogos o suporte para este desenvolvimento. Como objetivos específicos, apresentam-se: identificar os aspectos envolvidos na autorregulação das emoções de crianças com TEA; caracterizar o potencial dos jogos como favorecedores da autorregulação das e emoções; e desenvolver um jogo capaz de potencializar a autorregulação emocional de crianças com TEA. A questão norteadora deste estudo foi: de que forma o emprego de jogos pode se tornar potencializador da autorregulação das emoções de crianças com TEAno grau leve? Trata-se de uma pesquisa qualitativa e colaborativa, de caráter exploratório e descritivo, que estabelece a familiaridade com o tema possibilitando a construção de resultados. A pesquisa foi desenvolvida com professores, psicopedagogos e psicólogos que atuam com crianças na condição de TEA no município de Feira de Santana-Ba. Os dispositivos para a coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas e cinco sessões reflexivas sobre a temática. Este estudo resultou na confecção de três artigos científicos que estão contidos no capítulo II e tem como título: “Autorregulação emocional em crianças com Transtorno do Espectro Autista: Desafios para aprendizagem”. Em sequência, o segundo artigo tem como título: “Os jogos e a autorregulação emocional no Transtorno do espectro Autista”. O último artigo tem como título: “O Destino sou Eu: Reconhecendo e regulando as emoções no transtorno do espectro autista”. Como resultados temos a confirmação do pressuposto de que os jogos possuem potencial regulador das emoções em crianças autistas e que este potencial nasce sob égide da condição essencialmente humana: o brincar , este processo é visto como uma forma de impulsionar a organização das informações no cérebro e formar significados para os estímulos advindos através do ambiente. Como produto, nasceu um jogo cuja sua principal função é potencializar a autorregulação emocional no TEA. Temos como conclusão que a criança com TEA regula suas emoções, entretanto, de modo atípico, necessitando de um instrumento mediador que gere respostas adaptativas.
Keywords: Autorregulação das emoções
TEA - grau leve
Controle emocional
Desenvolvimento infantil
Abstract: The present research aims to understand the aspects that involve the process of emotional self-regulation of children with Autism Spectrum Disorder (ASD), having in the games the support for this development. The specific objectives are: to identify the aspects involved in the self-regulation of emotions in children with ASD; to characterize the potential of games as favoring the self-regulation of emotions; and to develop a game capable of enhancing the emotional self-regulation of children with ASD. The guiding question of this study was: how can the use of games become a potentiator of self-regulation of emotions in children with ASD? It is a qualitative and collaborative research, with an exploratory and descriptive character, which establishes familiarity with the theme, enabling the construction of results. The research was developed with teachers, psychopedagogues and psychologists who work with children with ASD in the city of Feira de Santana-Ba. The devices for data collection were: semi-structured interviews and five reflective sessions on the subject. This study resulted in the production of three scientific articles that are contained in chapter II and are entitled: "Emotional self-regulation in children with Autism Spectrum Disorder: Challenges for learning". In sequence, the second article is titled: “Games and emotional self regulation in Autistic Spectrum Disorder”. The last article is titled: “Destiny is Me: Recognizing and Regulating Emotions in Autism Spectrum Disorder”. As a result, we have confirmed the assumption that games have the potential to regulate emotions in autistic children, and that this potential is born under the aegis of the essentially human condition: playing and driving the organization of information in the brain and the formation of meanings of the stimuli coming from the environment. environment. As a product, a game was born whose main function is to enhance emotional self-regulation in ASD. We conclude that the child with ASD regulates their emotions, however, in an atypical way, requiring a mediating instrument that generates adaptive responses.
metadata.dc.subject.en: Self-regulation of emotions
TEA - light grade
Emotional control
Child development
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Issue Date: 30-May-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-17T16:32:04Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3541
Appears in Collections:CETENS - PPGECID - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jogos_Autorregulacao_Criancas_Dissertacao_2022.pdf2,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.