Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Titre: Bullying: uma análise do impacto de discursos regulativos e instrucionais produzidos em uma formação
metadata.dc.creator: Pessôa, Bianca Saionara Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Luna, Ana Virginia de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Pimentel, Suzana Couto
metadata.dc.contributor.referee2: Grilo, Jaqueline de Souza Pereira
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar quais textos dos discursos regulativos e instrucionais são produzidos em um ambiente de modelagem matemática tematizando sobre o bullying. Além disso, este estudo buscou identificar os textos dos discursos instrucionais sobre bullying utilizados em diferentes materiais em uma formação colaborativa e-learning de modelagem matemática; investigar como são operados os textos dos discursos regulativos e instrucionais em uma prática pedagógica, por formadores e professores participantes, neste espaço formativo no ambiente de modelagem matemática sobre o bullying; e, por fim analisar o planejamento e a produção de um manual com a discussão da temática bullying, por meio da Modelagem Matemática, com ênfase na perspectiva transformadora, a partir de formação continuada de professores. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Consideramos, também, a análise da metodologia de linguagem de descrição em investigação sociológica de Bernstein (2000), que segundo o mesmo, define-se como um diálogo entre os conceitos constituídos por uma teoria e os dados empíricos a serem analisados a partir de dois tipos de linguagem: a interna e a externa. A observação e a análise documental foram utilizadas como instrumentos de análise de dados. Os dados foram disponibilizadas pelas interfaces google meet e classroom. A coleta de dados que ocorreu por meio da observação, se deu com o registro realizado com a gravação de todos os encontros da formação sobre Modelagem Matemática sobre o bullying na Educação Básica, com posterior transcrição. Esta pesquisa foi financiada pela CNPq, em que participaram três núcleos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Bahia (SBEM-BA), sediada em Universidades Baianas, a saber, UESB, Vitória da Conquista, UFRB, Amargosa e UEFS, Feira de Santana. O Curso colaborativo de Extensão foi ministrado por integrantes do Núcleo de Pesquisas em Educação Matemática (NEEMFS), da UEFS, por pesquisadores dos dois outros Núcleos da SBEM-Ba. Com os resultados desta pesquisa, foi possível observar que os professores participantes da formação, experimentaram, inicialmente, uma prática pedagógica caracterizada por classificações e enquadramentos mais enfraquecidos, com práticas autorreguladoras, centradas no adquirente (professores participantes da formação), reproduzindo contextos mais passivos. Porém, foram produzindo progressivamente textos mais legítimos, demonstrando uma realização ativa, à medida que compreendiam os conceitos de forma genuína e adequada ao contexto, vivenciando práticas pedagógicas reguladas pelos princípios, de classificação (o que podia ser dito) e enquadramento (como podia ser dito) que variavam entre mais fracos que permitam as trocas entre pares e mais fortes, por vezes centrados no transmissor (formador), em que se revelavam regras de reconhecimento e realização necessárias à aquisição específica do texto legítimo no contexto em estudo. Com isso, o presente estudo demonstrou a importância de na formação continuada de modelagem sobre bullying, os professores se aproximarem do texto dos discursos regulativo e instrucional de modelagem e bullying, discutindo os contextos vivenciados e tendo a oportunidade de planejar, também, a atividade para refletir sobre a ação docente. Além disso, se possível, desenvolvê-la, para retornar com as questões que surgiram em sua sala de aula no espaço formativo. É necessário que mais estudos como este possam ser realizados na literatura brasileira.
Mots-clés: Modelagem Matemática
Bullying na escola
Discursos regulativos
Educação matemática
Résumé: The aim of this research was to analyze which texts of regulatory and instructional discourses are produced in a mathematical modeling environment focusing on bullying. Furthermore, this study sought to identify the texts of instructional discourses on bullying used in different materials in a collaborative e-learning formation of mathematical modeling; investigate how the texts of regulatory and instructional discourses are operated in a pedagogical practice, by trainers and participating teachers, in this formative space in the environment of mathematical modeling on bullying; and, finally, to analyze the planning and production of a manual with the discussion of the bullying theme, through Mathematical Modeling, with an emphasis on the transformative perspective, from the continuing education of teachers.This research had a qualitative approach. Also consider an analysis of Bernstein's (2000) description language methodology in sociological research, which, according to Bernstein, is defined as a dialogue between the concepts constituted by a theory and the empirical data to be judged on the basis of two types of language: internal and external. Observation and document analysis were used as data analysis tools. The data was made available through the google meet and classroom interfaces. The data collection that occurred through observation, took place with the record made with the recording of all meetings of the training on Mathematical Modeling on bullying in Basic Education, with subsequent transcription. This research was funded by CNPq, in which three centers of the Brazilian Society of Regional Mathematics Education of Bahia (SBEM BA) participated, headquartered in Bahia Universities, Saber, UESB, Vitória da Conquista, UFRB, Feira Amargosa and UEFS, Santana. The Collaborative Extension Course was taught by members of the Center for Research in Mathematics Education (NEEMFS), UEFS, by researchers from the two other Centers of SBEM-Ba. With the results of this research, it was possible to observe that the teachers participating in the training initially experienced a pedagogical practice characterized by weaker classifications and frameworks, with self-regulating practices, centered on the acquirer (teachers participating in the training), reproducing more passive contexts. However, they progressively produced more legitimate texts, demonstrating an active realization, as they understood the concepts in a genuine and context-appropriate way, experiencing pedagogical practices regulated by the principles of classification (what could be said) and framing (how could it be said) that ranged from weaker to allow exchanges between peers and stronger, sometimes centered on the transmitter (trainer), in which rules of recognition and realization necessary for the specific acquisition of the legitimate text in the context under study were revealed. Thus, the present study demonstrated the importance of, in the continuing education of modeling on bullying, teachers approach the text of the regulatory and instructional discourse of modeling and bullying, discussing the experienced contexts and having the opportunity to plan the activity to also reflect on the teaching action. Also, if possible, develop it, to return to the issues that arose in your classroom in the formative space. It is necessary that more studies like this can be carried out in the Brazilian literature.
metadata.dc.subject.en: Mathematical Modeling
Bullying at school
Regulative speeches
Math education
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Date de publication: 30-jui-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-17T16:31:36Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3538
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