Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
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Tipo de documento: Dissertação
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: Cartografia participativa e educação do campo: uma experiência com estudantes da rede básica de ensino em Cardeal da Silva - BA
Autor(es): Silva, Matheus Gomes da
Orientador(a): Diório, Ana Paula Inácio
Membro(a) da banca: Porto, Klayton Santana
Membro(a) da banca: Braga, Maria Cleonice Barbosa
Resumo: A Cartografia Participativa é um processo coletivo de produção de mapas por sujeitos não hegemônicos de poder que expressam por meio da linguagem cartográfica o seu olhar sobre seu próprio território e por isso pode ser pensado enquanto ferramenta pedagógica na Educação do Campo. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar as possibilidades de Educação Problematizadora sobre o campo a partir da Cartografia Participativa. Como objetivos específicos tivemos: discutir sobre a Educação Problematizadora como prática fundante para Educação do Campo na perspectiva de compreensão do campo como território de luta, resistência, contradições e cultura; refletir sobre o processo de Cartografia Participativa à luz da Educação do Campo como ferramenta de (re) elaboração do saber crítico/problematizador e produzir, juntamente com os estudantes, um mapa para fins didáticos com os elementos da paisagem geográfica do território camponês do Serradinho, no município de Cardeal da Silva. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa e enfoque epistemológico histórico-dialético. Consideramos, também, a Pesquisa Participante. A fase de geração de dados ocorreu por meio de oficinas de Cartografia Participativa. Enquanto observador participante, fui registrando em áudios e diários de campo informações importantes para a fase de análise dos dados. Os áudios foram submetidos à transcrição sequencial com seleção de informações pertinentes à pesquisa. A fase seguinte de reflexão e análise dos dados ocorreu embasada no Método Hermenêutico-Dialético (MHD). Desse momento, surgiram três categorias empíricas que permitem visualizar a Cartografia Participativa como processo educacional na Educação do Campo, quais sejam: Território simbólico; Usos do território e Trabalho no campo. Com os resultados desta pesquisa, foi possível observar que a Cartografia Participativa trouxe possibilidades de discutir temas importantes da Educação do Campo em um ambiente criativo de dialogicidade e a partir da elaboração de mapas de territórios que são invisibilizados pela Cartografia Hegemônica. Nesse processo de educação problematizadora, demandas sociais, laços territoriais e saberes foram fortalecidos e/ou (re) elaborados. Apresento o mapa confeccionado pelos estudantes de seu próprio território como produto dessa pesquisa. Este mapa, enquanto recurso didático e com elementos representativos da paisagem do território, já está sendo utilizado no ambiente escolar local. Deixo as orientações da aplicação da Cartografia Participativa enquanto processo educacional na Educação do Campo para que outros professores e professoras possam fazer uso.
Palavras-chave: Cartografia participativa
Educação do campo
Educação problematizadora
Cardeal da Silva (BA)
Método Hermenêutico-Dialético - MHD
Resumo em inglês: Participatory Cartography is a collective process of producing maps by non-hegemonic subjects of power who express through cartographic language their vision of their own territory and, therefore, can be thought of as a pedagogical tool in Rural Education. The objective of this research was to investigate the possibilities of a Problematizing Education in the Countryside based on Participatory Cartography. This study sought to discuss Problem posing Education as the founding practice of Rural Education from the perspective of understanding the countryside as a territory of struggle, resistance, contradictions and culture; reflect on the process of Participatory Cartography in the light of Rural Education as a tool for (re)elaboration of critical/problematizing knowledge and produce, together with the students, a map for didactic purposes with the elements of the geographical landscape of the peasant territory of Serradinho, in the municipality of Cardeal da Silva. This research had a qualitative approach and a historical-dialectical epistemological approach. We also consider Participant Research.The data generation phase took place through Participatory Cartography workshops. As a participant observer, I recorded important information for the data analysis phase in audios and field diaries. The audios were submitted to sequential transcription with selection of information relevant to the research. The next phase of reflection and data analysis took place based on the Hermeneutic-Dialectic Method (HDM). From that moment on, three empirical categories emerged that allow thinking about Participatory Cartography as a pedagogical tool in Rural Education, namely: Symbolic territory; Uses of the territory and Work in the field. With the results of this research, it was possible to observe that Participatory Cartography brought possibilities to discuss important themes of Rural Education in a dialogic and creative environment from the elaboration of maps of territories that are made invisible by the Hegemonic Cartography. In this process of problematizing education, social demands, territorial ties and knowledge were strengthened and/or (re) elaborated. I present the map made by the students of their own territory as a product of this research. This map, as a didactic resource and with representative elements of the territory's landscape, is already being used in the local school environment. I leave the guidelines for the application of Participatory Cartography as an educational process in Rural Education so that other teachers can make use of it.
Palavras-chave em inglês: Participatory cartography
Countryside education
Problematizing education
Cardinal da Silva (BA)
Hermeneutic-Dialectic Method – MHD
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Data do documento: 17-Mar-2023
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-17T16:31:12Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3536
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