Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
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Tipo de documento: Dissertação
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: Enlace da educação para as relações étnico-raciais com a ludicidade na prática educativa: um entrelaçamento possível?
Autor(es): Costa, Geisa Martins Nogueira
Orientador(a): Mendes, Maricleide Pereira de Lima
Membro(a) da banca: Andrade, Dídima Maria de Melo
Membro(a) da banca: Diório, Ana Paula Inácio
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar como se constituem as práticas educativas desenvolvidas pelos professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma unidade de ensino da rede Municipal de Feira de Santana para a Educação das Relações Étnico Raciais, bem como o uso e entrelaçamento da ludicidade nesse processo. Para alcançarmos esse objetivo, propomos a seguinte questão problema: Como a Educação das Relações Étnico Raciais e o uso da ludicidade estão presentes e entrelaçadas nas práticas educativas de professores do Ensino Fundamental anos iniciais de uma escola pública do município de Feira de Santana-Bahia? Traçamos, também, os seguintes objetivos específicos: i) Entender quais as concepções e práticas os professores(as) manifestam para a Educação das Relações Étnico-Raciais e a Ludicidade em sua prática educativa: ii) Analisar como a educação para as Relações Étnico-Raciais estabelecida pela Lei nº 11.645/2008 está sendo incluída nas práticas educativas dos professores; iii) Criar um livro paradidático num viés participativo com os sujeitos da pesquisa, que reflita as práticas e ações educativas voltadas para a Educação Étnico Racial por meio da Ludicidade. Para responder à questão e alcançar o objetivo proposto, seguimos o viés metodológico de acordo com as abordagens de Brandão (2006), Freire (1996), Bogdan e Biklen (1994), Pradanov (2013) e André (2013). A pesquisa foi realizada com cinco participantes de uma Escola Municipal em Feira de Santana. A abordagem do estudo adotada foi a pesquisa participante, por se tratar de temáticas com contexto dinâmico e, diante do lastro temporal, possível às participantes, salientamos que a pesquisadora é parte integrante do processo. Para o levantamento dos dados, foi utilizado o questionário, entrevista e a observação participante. A análise e tratamento dos dados foram realizados por meio da Categorização. Os dados produzidos demonstram a necessidade urgente de atualização no tocante às bases legais da ERER e a aplicabilidade no currículo da escola, e, ainda, acentuam a carência das apropriações lúdicas nas práticas educativas, pois foi evidenciada a ausência de planejamento que abarque a Lei nº 11.645/2008, bem como o estado de desatualização acerca dos potenciais lúdicos para educar para diversidade. Os diálogos com os sujeitos da pesquisa foram profícuos e seus frutos visíveis no meio educativo. Enfatizamos a ciência de que o estudo não se encerra aqui, pois não tratamos de todas as demandas que a temática detém, nosso campo de estudo foi alcançado. Dessa maneira, esperamos que o estudo seja utilizado por outros pesquisadores, dando continuidade à propagação da educação antirracista.
Palavras-chave: Relações étnico-raciais
Prática educativa
Ludicidade
Ensino fundamental
Feira de Santana (BA)
Resumo em inglês: The main objective of this research was to identify how the educational practices developed by teachers of the Elementary School in the Early Years of a teaching unit of the Municipal network of Feira de Santana are constituted for the Education of Ethnic-Racial Relations as well as the use and intertwining of playfulness in this process. To reach this goal, we propose the following problem: How are Ethnic-Racial Relations Education and the use of playfulness present and intertwined in the educational practices of teachers of the Elementary School in the early years of a public school in the city of Feira de Santana-Bahia? We also outlined the following specific objectives: i) To understand which conceptions and practices teachers manifest for the Education of Ethnic-Racial Relations and Ludicity in their educational practice; ii) To analyze how education for Ethnic-Racial Relations established by the Law 11.645/2008 is being included in the educational practices of teachers; iii) To create a textbook in a participatory approach with the research subjects, reflecting the educational practices and actions towards Ethnic-Racial Education through Ludicity. To answer the question and achieve the proposed goal, we followed the methodological bias according to the approaches of Brandão (2006), Freire (1996), Bogdan and Biklen (1994), Pradanov (2013) and André (2013). The research was conducted with five participants from a Municipal School in Feira de Santana. The study approach adopted was the participant research, because it deals with themes with dynamic context and in view of the possible temporal ballast of the participants, we emphasize that the researcher is an integral part of the process. For the data survey we used a questionnaire, interviews, and participant observation. The data analysis and treatment were carried out by means of Categorization. The data produced demonstrates the urgent need to update the legal bases of REER and the applicability in the school curriculum, and also highlights the lack of ludic appropriations in educational practices, since it was evidenced the absence of planning that covers the Law No. 11.645/2008, as well as the state of outdatedness about the potential of play to educate for diversity. The dialogues with the research subjects were fruitful and their fruits were visible in the educational environment. We emphasize that we are aware that this study does not end here, for we did not deal with all the demands that the theme holds, but our field of study was reached. Thus, we hope that this study will be used by other researchers, giving continuity to the propagation of anti-racist education.
Palavras-chave em inglês: Ethnic-racial relations
Educational practice
Playfulness
Elementary School
Feira de Santana (BA)
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Data do documento: 13-Mar-2023
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-17T16:30:48Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3534
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