Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Titre: A comunicação alternativa/aumentativa para a interação de estudantes com transtorno do espectro do autismo na escola
metadata.dc.creator: Livramento, Marycelma dos Santos Campos
metadata.dc.contributor.advisor1: Filho, Teófilo Alves Galvão
metadata.dc.description.resumo: Os estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA com frequência apresentam déficits na linguagem e comunicação, o que dificulta compreender e ser compreendido nas interações sociais. Para possibilitar a comunicação para o estudante com TEA, um dos suportes de Tecnologia Assistiva possíveis é a Comunicação Alternativa. A comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) é uma das áreas da Tecnologia Assistiva que envolve o uso de sistemas que podem oferecer aos estudantes com deficiência a complementação ou a ampliação da capacidade para se comunicar. Nesse sentido, o presente estudo objetivou investigar as contribuições dos recursos de comunicação alternativa/aumentativa para os processos de interação do aluno com TEA com os professores na escola. Como metodologia trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, do tipo Estudo de Caso: envolvendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturadas realizada de forma remota, por aplicativo de comunicação à distância com professores do Atendimento Educacional Especializado que já faz ou fizeram uso da CAA com seus alunos. Para a realização de análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin, com o levantamento de quatros categorias sendo: recursos de comunicação alternativa utilizados pelas professoras com estudante com TEA; estratégias e processos para ampliar o uso de CAA na comunicação dos estudantes Autistas na escola; relevância da CAA para a interação comunicativa do estudante com TEA na escola e na aprendizagem; desafios e perspectiva para o uso de CAA na escola. Os participantes da pesquisa citam os desafios que enfrentam para o uso da CAA, com relação aos professores da sala de aula regular, os pais e os próprios estudantes com TEA. Porém todos relataram a importância do uso da CAA para a interação comunicativa do estudante com TEA, a contribuição na aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia comunicativa. Com base nos resultados encontrados foi elaborado um documento orientador para o uso de CAA com os estudantes com TEA nas escolas. Assim espera-se contribuir para o uso de CAA como recurso de comunicação com estudantes com TEA nas escolas.
Mots-clés: Comunicação alternativa e aumentativa - CAA
Transtorno do Espectro do Autismo
Escola inclusiva
Interação estudantil
Estudo de caso
Résumé: Students with Autism Spectrum Disorder - ASD often have deficits in language and communication, which makes it difficult to understand and be understood in social interactions. To enable communication for the student with ASD, one of the possible Assistive Technology supports is Alternative Communication. The Alternative and Augmentative Communication (AAC) is one of the Assistive Technology areas which involves the use of systems that may offer students with disabilities the complementation or the enlargement of the ability to communicate. In this sense, the present study aimed to investigate the contributions of alternative/augmentative communication resources to the interaction processes of students with ASD with teachers at school. As methodology, this is a qualitative exploratory research, of the Case Study type: involving as instrument of data collection the semi-structured interview carried out remotely, by remote communication application with teachers of the Specialized Educational Service that already makes or had made use of the AAC with their students. For the data analysis, we used the content analysis proposed by Laurence Bardin, with the survey of four categories: alternative communication resources used by teachers with students with ASD; strategies and processes to expand the use of AAC in the communication of autistic students at school; relevance of AAC for the communicative interaction of students with ASD at school and in learning; challenges and perspective for the use of AAC at school. The research participants cited the challenges they face in using AAC, with respect to the regular classroom teachers, the parents, and the students with ASD themselves. However, all of them reported the importance of using AAC for the communicative interaction of the student with ASD, the contribution to learning and the development of communicative autonomy. Based on the results found, a guiding document for the use of AAC with students with ASD in schools was elaborated. Thus, it is expected to contribute to the use of CAA as a communication resource with students with ASD in schools.
metadata.dc.subject.en: Alternative and augmentative communication - AAC
Autism Spectrum Disorder
Inclusive school
Student interaction
Case study
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Date de publication: 8-jui-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-17T16:30:36Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3533
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