Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Jonathas Maycon dos Reis-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:30:28Z-
dc.date.available2024-09-17T16:30:28Z-
dc.date.issued2022-10-20-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3532-
dc.description.abstractThe present research aims to present a proposal of teaching practices that have as reference the specificities of the teaching and learning process of Mathematics for young people and adults in the field, having its genesis in the experiences and challenges that I have faced as a teacher of Mathematics for students of this field. educational universe. To carry it out, initially, I will bring to the debate the concept of Field Education, seeking to present its historical path and discuss the process of conceptual construction and its theoretical-practical foundations. In the context of Rural Education, I will address Youth and Adult Education, focusing on their history, their subjects and their pedagogical, social and political specificities. Finally, I will discuss the teaching of mathematics to young people and adults in the countryside, taking into account the contributions of Rural Education and Youth and Adult Education. From a methodological point of view, I will adopt a qualitative research approach, whose data collection will be done through documentary analysis and interviews with teachers who have a successful trajectory in the teaching of Mathematics with young people and adults in the field. As a final product, five didactic sequences will be elaborated based on the mentioned specificities and whose themes will be chosen in a way that reflects the interest and the possibility of contributing to the training of these students. The expectation is that this research can contribute to the improvement of my work as an active teacher in this context, as well as that of many others who face the challenges posed by the teaching of Mathematics to young people and adults in the field and, finally, with the effective learning of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectUniverso educativopt_BR
dc.titleEspecificidades do ensino de matemática com jovens, adultos e idosos do campo: uma proposta de sequência didáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática para docentes que tenham como referência especificidades do processo de ensino e aprendizagem de matemática com jovens e adultos do campo, tendo sua gênese nas experiências e desafios que tenho enfrentado como professor de matemática para estudantes deste universo educativo. Para realizá-la, inicialmente, trarei para o debate o conceito de Educação do Campo, buscando apresentar seu percurso histórico e discutir o processo de construção conceitual e seus fundamentos teórico-práticos. No contexto da Educação do Campo, abordarei sobre a Educação de Jovens e Adultos, com foco na sua história, seus sujeitos e suas especificidades pedagógicas, sociais e políticas. Por fim, discutirei sobre o ensino de matemática com jovens e adultos do campo, levando em consideração as contribuições da Educação do Campo e da Educação de Jovens e Adultos. Do ponto de vista metodológico, adotei uma abordagem qualitativa de pesquisa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de análise documental e entrevistas com professores que tenham trajetória exitosa no ensino de matemática com jovens e adultos do campo. Como produto final, foi elaborado um e-book com uma sequência didática pautada nas referidas especificidades e cujas temáticas foram escolhidas de forma que reflitam o interesse e a possibilidade de contribuir com a formação desses estudantes. Concluímos que existem especificidades nos sujeitos e no processo de ensino-aprendizagem de matemática com jovens adultos e idosos do campo, e apresentamos alguns critérios que devem ser observados para a elaboração de uma sequência didática de matemática direcionada a estes estudantes. A expectativa é que esta pesquisa possa contribuir com o aperfeiçoamento do meu trabalho como professor atuante neste contexto, bem como de outros tantos que enfrentam os desafios colocados pelo ensino de matemática com jovens e adultos do campo e, por fim, com a efetiva aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.degree.levelMestrado Profissionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Roseira, Nilson Antônio Ferreira-
dc.contributor.advisor-co1Miranda, Anderon Melhor-
dc.contributor.referee1Borghi, Idalina Souza Mascarenhas-
dc.contributor.referee2Silva, Jonson Ney Dias da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enMath teachingpt_BR
dc.subject.enYouth and adult educationpt_BR
dc.subject.enCountryside educationpt_BR
dc.subject.enFollowing teachingpt_BR
dc.subject.enEducational universept_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - PPGECID - Dissertações

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino_Sequencia_Didatica_Dissertacao_2022.pdf8,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Especificidades_Ensino_Matematica_Produto_2022.pdf6,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.