Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3530
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Título : Educação escolar quilombola e o diálogo de saberes na comunidade de Jenipapo - distrito de matinha em Feira de Santana: as vozes do lugar
metadata.dc.creator: Pedreira, Hely dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Diório, Ana Paula Inacio
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Frederik Moreira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Rita de Cacia Santos
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é resultado da pesquisa de abordagem qualitativa, realizada em uma escola pública da rede municipal de Feira de Santana, a Escola Núcleo Municipal Timóteo Ferreira da Silva, na Comunidade de Jenipapo no Distrito de Matinha, um território quilombola. Com o objetivo de refletir como se articulam os saberes entre a escola e a comunidade de Jenipapo que está situada no Distrito de Matinha, um território quilombola, o trabalho foi desenvolvido a partir da metodologia do diálogo de saberes com a utilização de instrumentos de pesquisa como entrevista semiestruturada, Diário de Campo, Whatsapp e plataforma Google Meet, foram levantados dados junto aos participantes da Escola e da comunidade com intenção de refletir como são articulados os conhecimentos científicos da escola e os etnosaberes da comunidade na materialização da Educação Escolar Quilombola. A pesquisa evidenciou que há engajamento da comunidade escolar em materializar um currículo nessa perspectiva de diálogo de saberes levando em consideração, os etnosaberes da Comunidade, que está situada em território de quilombo, e os demais aspectos como Relações Étnico Raciais, a Lei 10.639/03 e a Educação do Campo, porém ainda se faz necessário um investimento maior em ações mais direcionadas para esse fim. Para tanto, a proposta de realização do “I Encontro Formativo de Diálogo de Saberes” fica como produto, a materialização da Educação Escolar Quilombola no currículo escolar para além do fortalecimento da relação Escola- Comunidade.
Palabras clave : Educação escolar quilombola
Relações étnico-raciais
Educação do campo
Etnosaberes
Feira de Santana (BA)
Resumen : This work is the result of a research with a qualitative approach, carried out in a public school in the county of Feira de Santana, Municipal Nucleus Timóteo Ferreira da Silva, in the Community of Jenipapo, District of Matinha, a Quilombola territory. With the aim of reflecting on how knowledge is articulated between the school and the community of Jenipapo which is located in the District of Matinha, a Quilombola territory, the work was developed from the methodology of the dialogue of knowledge with the use of research instruments such as semi-structured interview, a Field Diary, Whatsapp and the Google Meet platform, we collected data from the participants of the School and the community with the intention of reflecting on how scientific knowledge of the school and the ethno-knowledge of the community are articulated in the materialization of the Quilombola School Education. The research evidenced that there is engagement of the school community in materializing a curriculum in this perspective of knowledge dialogue taking into account the ethno-knowledge of the community, which is located in a Quilombo territory, and other aspects such as Ethnic-Racial Relations, Law 10.639/03 and Rural Education, but it is still necessary a higher investment in more directed actions towards this end. Hence, the proposal for carrying out the “Formative Meeting of Dialogue of Knowledge I” is as a product, the materialization of Quilombola School Education in the school curriculum, in addition to strengthening the School Community relationship.
metadata.dc.subject.en: Quilombola school education
Ethnic-racial relations
Countryside education
Ethnosabers
Feira de Santana (BA)
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Fecha de publicación : 23-dic-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-17T16:30:05Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3530
Aparece en las colecciones: CETENS - PPGECID - Dissertações

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Educacao_Escolar_Quilombola_Dissertacao_2022.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Educacao_Escolar_Quilombola_Produto_2022.pdf315,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.