Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Titre: O desenho universal para a aprendizagem como estratégia na construção de práticas pedagógicas inclusivas
metadata.dc.creator: Pereira, Delma dos Santos Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Pimentel, Susana Couto
metadata.dc.contributor.referee1: Miranda, Theresinha Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Aline Pereira da Silva
metadata.dc.description.resumo: O reconhecimento de que a diferença faz parte da constituição do ser humano permite problematizar os modelos educacionais pautados na concepção de homogeneizar o processo de ensino e de aprendizagem, que resultam em práticas pedagógicas excludentes. Nessa perspectiva, em consonância com a construção de uma sociedade mais equitativa e acolhedora, os professores assumem o desafio de construir práticas pedagógicas inclusivas que atendam os estudantes com ou sem deficiência. Para esse intento, entende-se que os princípios orientadores do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) impulsiona a construção de práticas pedagógicas inclusivas, na medida que diversifica os recursos, estratégias e atividades, considerando a diversidade humana, nas diferentes dimensões: físicas, sociais, intelectuais, geográficas, sensoriais, econômicas, religiosas, de gênero. Assim, o presente trabalho propôs-se investigar como o DUA contribui para a construção de práticas pedagógicas inclusivas. Em termos metodológicos optou-se pela pesquisa-ação colaborativa. No que se refere à discussão teórica, os autores Silva; Costa; Pimentel; Zerbato; Rose e Meyer; Roldão; Freire; Franco constituíram se importantes referenciais para discussão do objeto de pesquisa aqui apresentado. Os marcos legais sobre inclusão utilizados baseiam-se na Declaração Mundial sobre Educação para Todos (UNESCO,1990); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 (BRASIL,1996); Declaração Salamanca (BRASIL,1997); e na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência nº 13.146/2015 (BRASIL,2015). Levando em consideração esses aspectos, a produção de dados nesta pesquisa foi baseada inicialmente em aplicação de questionário e realização de entrevistas semiestruturadas para diagnóstico inicial da realidade pesquisada. Posteriormente, foram realizados momentos formativos com os docentes com vistas a construção de conhecimentos e a formulação de práticas pedagógicas com base nos princípios orientadores do DUA. O lócus da pesquisa foi em uma escola municipal da cidade de Feira de Santana, tendo como participantes professores do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da EJA. Para análise dos dados levantados no diagnóstico inicial foi utilizada a análise de conteúdo referenciada em Bardin, sendo encontradas quatro categorias: (i) aspectos considerados pelos docentes no planejamento da prática pedagógica; (ii) estratégias utilizadas pelos professores para mediação da aprendizagem; (iii) estratégias de avaliação utilizadas pelos professores; e (iv) aprendizagens frente à diversidade. O produto final da pesquisa foi uma formação continuada sobre o DUA, aplicado com os participantes, demonstrando que o mesmo favoreceu reflexões pertinentes referentes à diversidade e deficiência, problematizando os estigmas legitimados pela sociedade, e por fim, possibilitou a elaboração de planejamentos orientados pelos princípios do DUA, destacando-se como elemento potencializador para construção de práticas pedagógicas inclusivas.
Mots-clés: Desenho universal
Inclusão educacional
Práticas pedagógicas
Ensino fundamental
EJA
Résumé: The recognition that difference is part of the human being's constitution allows us to problematize educational models based on the concept of homogenizing the teaching and learning process, which result in excluding pedagogical practices. From this perspective, in line with the construction of a more equitable and welcoming society, teachers have taken on the challenge of building inclusive pedagogical practices that serve students with or without disabilities. For this purpose, it is understood that the guiding principles of the Universal Design for Learning (UDL) guides the construction of inclusive pedagogical practices, as it diversifies resources, strategies and activities, considering human diversity, in different dimensions: physical, social, intellectual, geographical, sensorial, economic, religious, gender. Thus, the present work aimed to investigate how the UDL has contributed to the construction of inclusive pedagogical practices. In methodological terms, collaborative action research has been chosen. With regard to the theoretical discussion, the authors Silva; Costa; Pimentel; Zerbato; Rose and Meyer; Roldão; Freire; Franco have constituted important references for the discussion of the object of the research presented here. The legal frameworks on inclusion which have been used are based on the World Declaration on Education for All (UNESCO, 1990); Law of Guidelines and Bases of National Education No. 9394/1996 (BRASIL,1996); Salamanca Declaration (BRAZIL, 1997); and the Brazilian Law for the Inclusion of people with Disabilities No. 13,146/2015 (BRASIL, 2015). Taking these aspects into account, the production of data in this research was initially based on the application of a questionnaire and semi-structured interviews for the initial diagnosis of the researched reality. Subsequently, training sessions have been held with the teachers with a view to building knowledge and formulating pedagogical practices based on the guiding principles of the UDL. The locus of the research took place in a municipal school in the city of Feira de Santana, with teachers from the 1st to the 9th grade of Elementary School and EJA as participants. In order to analyze the data collected in the initial diagnosis, content analysis referred to in Bardin has been used, and four categories have been found: (i) aspects considered by teachers in planning the pedagogical practice; (ii) strategies used by teachers to mediate learning; (iii) assessment strategies used by teachers; and (iv) learning from diversity. The final product of the research was continuing education on the DUA, applied with the participants, demonstrating that it favored pertinent reflections on diversity and disability, problematizing the stigmas legitimized by society, and finally, it enabled the development of planning guided by principles of the DUA, standing out as a potentiating element for the construction of inclusive pedagogical practices.
metadata.dc.subject.en: Universal design
Pedagogical practices
Educational inclusion
Elementary School
EJA
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Date de publication: 23-jui-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-17T16:28:44Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3521
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