Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3499
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Vivência lúdica na educação infantil da Escola Monteiro Lobato: um olhar sobre a prática docente e impactos no processo de aprendizagem das crianças dos grupo IV e V
metadata.dc.creator: Carneiro, Nailce Martins Serra
França, Renalice Maria Bispo
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee1: Rios, Kássia Aguiar Norberto
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Rita de Cácia Santos
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho traça uma reflexão sobre a ludicidade na Educação Infantil e tem o objetivo de observar a vivência no âmbito da mesma, a fim de identificar os impactos no processo ensino aprendizagem das crianças. A pesquisa tomou como referência empírica uma escola pública da Rede Municipal de Conceição da Feira - Bahia, que atende um público composto por crianças da faixa etária de 04 e 05 anos. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por duas professoras da etapa supracitada. Para tanto, a pesquisa realizada foi de abordagem qualitativa, apoiando-se como técnicas para recolha dos dados a entrevista semiestruturada e observação. Em toda a pesquisa, a abordagem teórica e conceitual foi fundamentada, principalmente, nos estudos de Kishimoto (1999), Salomão (2009), Vygotsky (1987), entre outros que contribuem para ampliar as discussões sobre a temática. Através de dados e análises realizadas, foi possível constatar que a prática da ludicidade nos espaços da Educação Infantil proporcionam impactos positivos no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos educandos.
Keywords: Vivência lúdica
Educação infantil
Práticas da docência
Processo de aprendizagem
Conceição da Feira (BA)
Abstract: The present work traces a reflection about the playfulness in early childhood education and aims to observe the experience within the framework of the same, in order to identify the impacts on the teaching process learning of children. The survey took as empirical reference a public school of the Municipal network of Conceição da Feira-Bahia, which serves an audience composed of children of the age group of the groups 04 and 05 years. The subjects of the research were composed of two teachers from step above that used the survey for a qualitative approach, drawing on data gathering techniques, the semi-structured interview and observation. Throughout the research, the theoretical and conceptual approach was based mainly on studies of Kishimoto (1999), Solomon (2009), Vygotsky (1987), among others that contribute to broaden the discussions on the subject. Through data and analysis, it was found that the practice of playfulness in space.
metadata.dc.subject.en: Ludic experience
Child education
Teaching practices
Learning process
Conceição da Feira (BA)
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Issue Date: 10-Jun-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2019-06-10
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3499
Appears in Collections:CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vivencia_Processo_Aprendizagem_TCC_2019.pdf424,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.