Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Nailce Martins Serra-
dc.creatorFrança, Renalice Maria Bispo-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:25:42Z-
dc.date.available2019-06-10-
dc.date.issued2019-06-10-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3499-
dc.description.abstractThe present work traces a reflection about the playfulness in early childhood education and aims to observe the experience within the framework of the same, in order to identify the impacts on the teaching process learning of children. The survey took as empirical reference a public school of the Municipal network of Conceição da Feira-Bahia, which serves an audience composed of children of the age group of the groups 04 and 05 years. The subjects of the research were composed of two teachers from step above that used the survey for a qualitative approach, drawing on data gathering techniques, the semi-structured interview and observation. Throughout the research, the theoretical and conceptual approach was based mainly on studies of Kishimoto (1999), Solomon (2009), Vygotsky (1987), among others that contribute to broaden the discussions on the subject. Through data and analysis, it was found that the practice of playfulness in space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVivência lúdicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPráticas da docênciapt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.subjectConceição da Feira (BA)pt_BR
dc.titleVivência lúdica na educação infantil da Escola Monteiro Lobato: um olhar sobre a prática docente e impactos no processo de aprendizagem das crianças dos grupo IV e Vpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traça uma reflexão sobre a ludicidade na Educação Infantil e tem o objetivo de observar a vivência no âmbito da mesma, a fim de identificar os impactos no processo ensino aprendizagem das crianças. A pesquisa tomou como referência empírica uma escola pública da Rede Municipal de Conceição da Feira - Bahia, que atende um público composto por crianças da faixa etária de 04 e 05 anos. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por duas professoras da etapa supracitada. Para tanto, a pesquisa realizada foi de abordagem qualitativa, apoiando-se como técnicas para recolha dos dados a entrevista semiestruturada e observação. Em toda a pesquisa, a abordagem teórica e conceitual foi fundamentada, principalmente, nos estudos de Kishimoto (1999), Salomão (2009), Vygotsky (1987), entre outros que contribuem para ampliar as discussões sobre a temática. Através de dados e análises realizadas, foi possível constatar que a prática da ludicidade nos espaços da Educação Infantil proporcionam impactos positivos no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos educandos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee1Rios, Kássia Aguiar Norberto-
dc.contributor.referee2Chagas, Rita de Cácia Santos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enLudic experiencept_BR
dc.subject.enChild educationpt_BR
dc.subject.enTeaching practicespt_BR
dc.subject.enLearning processpt_BR
dc.subject.enConceição da Feira (BA)pt_BR
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