Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3493
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Formação de professores em escolas do campo do município de Ipecaetá: uma reflexão a partir do PNAIC
metadata.dc.creator: Souza, Ilma Gomes de
Santos, Suzana Golçalves dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Orrico, Nanci Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira a Formação Continuada de professores alfabetizadores, sob orientação da política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, contribui para a melhoria do ensino em escolas do campo. Para isto, busca-se apresentar o conceito e as perspectivas do programa, bem como sua atuação no município de Ipecaetá-BA, além de promover a escuta de algumas professoras participantes da formação que o PNAIC oferta. A abordagem metodológica para a pesquisa foi de cunho descritivo, baseada em estudo e analises de materiais escritos e entrevista realizada na secretária de educação do município. De posse dos dados coletados, foi utilizada a análise textual discursiva. Ao fim da apresentação do cenário em que ocorreu essa pesquisa, do levantamento de dados bibliográficos e da análise das entrevistas realizadas, concluímos que programas como o PNAIC contribui efetivamente para uma melhoria na qualidade da educação.
Keywords: Educação do campo
Formação continuada de professores
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Ipecaetá (BA)
Qualidade da educação
Abstract: The aim of this study is to investigate how the Continuing Education of literacy teachers contributes to a quality learning education, under the guidance of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC). In order to do this, we intend to present the concept and perspectives of the program, as well as its performance in the municipality of Ipecaetá - BA. The methodological approach to the research will be descriptive, based on study and analysis of written materials and interview conducted at the education secretary of the municipality. With the collected data, the discursive
metadata.dc.subject.en: Countryside education
Continuing teacher training
National Pact for Literacy at the Right Age
Ipecaetá (BA)
Quality of education
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Issue Date: 12-Jun-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-17T16:24:50Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3493
Appears in Collections:CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Formacao_Professores_Ipecaeta_TCC_2019.pdf291,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.